Lista completa de Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere o trecho:
... o comércio eletrônico saiu das primeiras posições do ranking de reclamações da entidade logo que a fiscalização começou a ser intensificada. (segundo parágrafo) Mantendo o sentido do texto, os termos destacados podem ser substituídos corretamente por:portanto.
assim que.
porque.
porque.
se bem que.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere o trecho:
Decreto que determina mais transparência nas vendas virtuais começa a valer. (subtítulo) Nessa frase, a palavra em destaque tem o mesmo sentido deinsinua.
menciona.
denega.
ordena.
sugere.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Observe a passagem do segundo parágrafo:
Nos últimos tempos, o artista dizia no estilo direto habitual que, fosse um rapaz hoje, em lugar de fazer arquitetura, percorreria a rua protestando contra este mundo em que vivemos.
Assinale a alternativa que apresenta uma expressão que introduz a oração destacada, sem alterar o sentido do texto.
já que
ainda que
embora
se acaso
porque
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 3 a 13.
O vocábulo redobrado (l.8) tem, no contexto, sentido diferente do de reduplicado.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas ideias e na estrutura do texto acima, julgue os itens de 6 a 12.
No texto, a expressão a par de, em a par da escassez de vagas (l.10), dá ideia de concomitância entre lentidão irritante do tráfego (l.9) e escassez de vagas (l.10).
De origem lusitana, a modinha tocada na viola, chorosa, suave e, enfim, romântica, tornou o gênero uma espécie de "mãe da MPB".
O sentido da afirmativa acima está corretamente transcrito, em linhas gerais, em:
Considere as seguintes propostas de substituição de expressões do texto:
I. Estou num canal (l.04) pode ser substituída por Estou assistindo a um canal;
II. fazer uma opção (l.20) pode ser substituída por seguir meu caminho;
III. embaraça (l.24) pode ser substituída por entristece.
Quais propostas são corretas e conservam o sentido original do texto?
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Assinale a alternativa que apresenta a melhor reescritura do terceiro parágrafo segundo as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, preservando o sentido que assume no texto.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens com base na estrutura linguística do texto.
Caso as formas verbais flexionadas pratica (l.17) e arrecada (l.18) fossem substituídas pelas formas nominais praticar e arrecadar, respectivamente, a correção do texto seria mantida, mas não o seu sentido.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A frase do quarto parágrafo Ele foi o último a sair, ligou para saber como estava o trânsito e evitou engarrafamentos. está reescrita, sem alteração de sentido, em:
Ele foi o último a sair, ligou para saber como estava o trânsito e,assim, evitou engarrafamentos.
contudo, evitou engarrafamentos.
embora, evitou engarrafamentos.
porém, evitou engarrafamentos.
entretanto, evitou engarrafamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...