Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s)

Lista completa de Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à estrutura do texto e ao vocabulário nele empregado, assinale a opção correta.

  • A.

    A substituição de “sobre” (l.34) por sob alteraria o sentido original do texto, mas manteria sua coerência e sua correção gramatical.

  • B.

    O trecho entre travessões nas linhas 12 e 13 explica a expressão “todos os envolvidos” (l.11-12).

  • C.

    O vocábulo “recorde” (l.14) também poderia ser corretamente grafado com acento — récorde.

  • D.

    A substituição de “composta de” (l.17) por constituída de acarretaria prejuízo de sentido ao texto.

  • E.

    A palavra indivíduos está implícita logo após o vocábulo “alguns” no trecho “ficando alguns alijados do processo decisório” (l.23-24).

Com relação ao vocabulário e à estrutura gramatical do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O vocábulo desigualdades pode substituir “mazelas” (l.13) no texto, mantendo seu sentido original e sua correção gramatical.

  • B.

    Na linha 1, a palavra “ideal” é um adjetivo que caracteriza “direito”.

  • C.

    Na linha 7, a expressão “o qual” retoma “acesso ao Poder Judiciário”.

  • D.

    O pronome “a” em “não a promove sozinho” (l.8) retoma a expressão “verdadeira cidadania” (l.4).

  • E.

    O trecho “pacífica ou contenciosamente” (l.9) apresenta ideias opostas.

O segundo enunciado pode ser reescrito, sem que haja alteração do sentido, nem corrupção da norma padrão em:

  • A. “Sua altura lhe permite que ela mastigar os brotos mais suculentos e mais difíceis de alcançar.”
  • B. “Sua altura permite-lhe mastigar os brotos mais suculentos e mais difíceis de alcançar.”
  • C. “Sua altura permite ela mastigar os brotos mais suculentos e mais difíceis de alcançar.”
  • D. “Sua altura permite-lhe a ela mastigar os brotos mais suculentos e mais difíceis de alcançar.”

Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima apresentado, julgue os próximos itens.

A palavra “conspiraram” (l.10), que está sendo empregada com sentido conotativo, significa contribuíram, concorreram.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 46 a 55.

A palavra “chancelaram” (l.9) está sendo empregada com o sentido de sancionaram.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.

A expressão “naufraga em um mar” (l.2) está sendo empregada em sentido conotativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A palavra “degradação” (l.14) está sendo empregada no texto com o sentido de transformação, sem nenhum juízo de valor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A palavra “incolumidade” (l.17) está sendo empregada com o sentido de estado ou situação livre de perigo, intacto, ileso, são e salvo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sentido original do texto e a correção gramatical serão mantidos se substituirmos:

  • A. “Diferentemente da universidade, que faz parte da democracia das oportunidades desiguais”. Analogamente à universidade, que faz parte da democracia das oportunidades desiguais.
  • B. “A riqueza intelectual da universidade fica prejudicada pela exclusão de talentos não desenvolvidos e pela acomodação diante da falta de concorrência entre todos”. A exclusão de talentos não desenvolvidos e a acomodação diante da falta de concorrência entre todos prejudicam a riqueza intelectual da universidade.
  • C. “O futebol é o setor das oportunidades iguais, por isso é eficiente”. O futebol é o setor das oportunidades, pois é eficiente.
  • D. “A escola é o ninho onde se constrói a democracia, oferecendo oportunidades iguais a todos”. A escola é o ninho o qual se constrói a democracia, oferecendo oportunidades iguais a todos.
  • E. “Oferecendo oportunidades iguais a todos”. Oferecendo oportunidades iguais à todos.

No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Preservam-se as relações entre as ideias, bem como o respeito às regras gramaticais, ao se escrever os compreender, em lugar de “compreendê-los” (l.13), e as mudar, em lugar de “mudá-las” (l.16).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...