Questões sobre Sintaxe

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Julgue os itens seguintes, referentes às estruturas lingüísticas do texto.

A correção gramatical do texto seria mantida se, na linha 3, a palavra "bastante" fosse flexionada no plural, para concordar com o substantivo "critérios".

  • C. Certo
  • E. Errado

"Esta que eu ando nela agora é (deserta) por abandono." A construção frasal é adequada em texto literário, quando se representa fala ou pensamento de certo personagem. Para obedecer às normas gramaticais, deve-se escrever:

  • A.

    Esta cuja eu ando agora é (deserta) por abandono.

  • B.

    Esta porque eu ando agora é (deserta) por abandono.

  • C. Esta a qual ando agora é (deserta) por abandono.
  • D.

    Esta onde eu ando agora é (deserta) por abandono.

“Ao que tudo indica, parece existir um limite em que a abundância crescente proporciona bem-estar.” (l . 30-31)

O período que reescreve adequadamente o trecho acima sem alteração de sentido é:

  • A. Os índices mostram que existe um limite em que a fartura leva ao bem-estar, de acordo com enquetes.
  • B. Bem-estar e abundância estão em proporções inversas, como mostram as pesquisas.
  • C. Há um limite que indica a falta de relação direta entre abundância e bem-estar, conforme o que é verificado.
  • D. Segundo os dados, deve haver um limite em que o bemestar não cresce com o aumento da fartura.
  • E. O limite indicado existe para mostrar que o crescimento da abundância é inverso ao do bem-estar.

Considerando as regras de concordância nominal, assinale a frase cuja palavra destacada em negrito está correta.

  • A.

    Permaneceram calados o réu, o advogado e o juiz.

  • B. É necessário a paciência de um santo para agüentar tanta petulância.
  • C.

    O expediente só começa ao meio-dia e meio.

  • D.

    O cidadão foi preso quando saía do supermercado com três quilos e duzentas gramas de filé de salmão escondido na bolsa.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal em relação aos pronomes de tratamento empregados na redação oficial.

  • A.

    Recebei Vossa Magnificência nosso protesto de consideração.

  • B.

    Vossa Senhoria não entendeu minha declaração sobre os diferentes tipos de inteligência.

  • C.

    Vossa Excelência tendes sido mal informados sobre as pesquisas desenvolvidas na instituição.

  • D.

    Informo a V. Sa. de que vossas observações serão levadas em consideração no relatório final.

  • E.

    Vossa Eminência sereis oportunamente informado dos resultados.

Quanto aos apectos lingüísticos e aos sentidos do texto, julgue os itens seguintes.

Do ponto de vista da correção gramatical, a palavra "gerada" (L.3) poderia ser flexionada como gerado ou como geradas; mas, do ponto de vista da coerência textual, a flexão no feminino singular explicita que "seqüência" (L.2) é o substantivo qualificado por esses adjetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Em respeito às normas de concordância, é preciso corrigir a seguinte frase:

  • A.

    Podem ser mais fortes do que as circunstâncias humanas o interesse daqueles que estabelecem de vez a concentração do poder econômico.

  • B.

    Não se deve insistir nos argumentos que dão como essenciais a liberdade de ensino e a de opinião.

  • C.

    Não se resignem a imprensa e o ensino aos limites que lhes quer impor o poder econômico de uma minoria.

  • D.

    Caso se desconsidere a herança dos valores que nos legaram os antepassados, não se preservará o significado de sua resistência moral.

  • E.

    É inútil empenharem-se os governos em disciplinar a economia quando os detentores do poder econômico mantêm o controle do poder político.

Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na linha 16, a preposição em "de que" é exigida pelo verbo "conscientizar-nos", por isso sua retirada do texto provocaria erro gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Se o outro não faz, porque eu vou fazer?"; a frase que não está correta, na repetição da estrutura da frase destacada do texto é:

  • A.

    Se o outro não vem, por que eu vou vir?

  • B.

    Se o outro não provê, por que eu vou provir?

  • C.

    Se o outro não requer, por que eu vou requerer?

  • D.

    Se o outro não é, por que eu vou ser?

  • E.

    Se o outro não ouve, por que eu vou ouvir?

No título do texto aparece o interrogativo por que, grafado em duas palavras; a frase em que a grafia desse vocábulo não está de acordo com a norma culta da língua é:

  • A.

    O brasileiro não reclama por quê?

  • B.

    O pesquisador quer saber por que o brasileiro não reclama.

  • C.

    O brasileiro não reclama porque não vê os demais reclamarem.

  • D.

    A pesquisa vai tentar estudar o porquê de o brasileiro não reclamar.

  • E.

    Tudo isso ocorre por que o governo não faz cumprir a lei.

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