Questões sobre Sintaxe

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Assinale a alternativa em que a palavra destacada não pertence à mesma classe gramatical das demais.

  • A. “Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.”
  • B. “[…] sobrecarregando um lar que já vivia no limite
  • C. “É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença
  • D. “É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença.”

É resumo de ideias do trecho acima, redigido de modo claro e gramaticalmente correto, o que se apresenta em:

  • A. Embora, no Brasil, de grandes disparidades sociais, já se tenha instituído a renda básica universal (Lei no 10.835/2004), importante para impedir a violação do direito humano à alimentação, entre outros, a ausência de fatores que garantam a efetividade desse objetivo impõe ao Estado definir e executar de forma plena as políticas de erradicação da injustiça.
  • B. Dado as condições de grandes desníveis em questões sociais, o Brasil vê como prioridade ações que efetivem o direito humano à alimentação, para o que a implantação da renda básica universal contribui de modo especial, e, sendo seu papel, o Estado exige e efetiva esse direito, pois a Lei no 10.835/2004, exemplo de instrumento legal, já foi editada.
  • C. Políticas de direitos, papel do Estado, faz que injustiças sociais como a violação do direito à alimentação sejam bem sucedidas; no Brasil, signatário da lei de instituição da renda básica universal – Lei no 10.835/2004 −, não são efetivas as condições que garantam sua implantação, medida das mais importantes para que os direitos humanos sejam exigidos e garantidos.
  • D. Na medida em que não desconhecemos o valor de um instrumento legal – como é o caso da Lei no 10.835/2004, da renda básica universal, medida importante para a defesa dos direitos humanos no Brasil -, pode-se garantir sua implementação como papel do Estado, não só definindo, mas executando políticas públicas plenas e eficazes, corrigindo distorções sociais.
  • E. A entrada em vigor da Lei no 10.835/2004, exemplo de instrumento legal que institui a renda básica universal, talvez possa assegurar a correta efetivação das medidas de correção de grandes injustiças, mas no Brasil, em que a pobreza atinge grande parte da população, as injustiças sociais vigentes não dependem de ordenamento jurídico, mas do Estado, em sua exigibilidade e efetividade.

Dentre os termos destacados, identifique o que NÃO possui a mesma classificação sintática dos demais.

  • A.  “[...] é um tema que ganha extrema relevância.” (subtítulo)
  • B. “[...] realça-se o entendimento de que, [...]” (2º§)
  • C. “[...] abordando-os de forma dialética. [...]” (1º§)
  • D. “[...] é necessário percebê-los de modo mais abrangente, [...]” (2º§)

Assinale a alternativa que apresenta proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente com as ideias do primeiro período do segundo parágrafo do texto.

  • A. Para o enfoque funcionalista, é importante considerar como princípio fundamental o uso da língua subordinado ao estudo do sistema linguístico.
  • B. Considera-se o enfoque funcionalista como princípio fundamental para a subordinação do sistema linguístico à qualquer uso da língua.
  • C. O enfoque funcionalista tem como princípio fundamental, o uso da língua subordinado ao sistema linguístico.
  • D. Constitui princípio fundamental do enfoque funcionalista subordinar o estudo do sistema linguístico ao uso da língua.
  • E. A subordinação ao uso da língua, é o enfoque funcionalista tomado como princípio fundamental do estudo do sistema linguístico.

Assinale a alternativa correta acerca de aspectos linguísticos do texto.

  • A. O termo “como” (linha 1) introduz oração de sentido comparativo.
  • B. O período iniciado à linha 6 é formado por duas orações: uma principal e outra a ela subordinada.
  • C. A flexão de plural em “devem estudar” (linha 13) justifica-se por ser indeterminado o sujeito da oração.
  • D. A vírgula empregada após “sintaxe” (linha 15) assinala elipse.
  • E. No último período do texto, identifica-se uma oração reduzida com valor adverbial.

Em relação a aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. A substituição da expressão “podem ser produzidos” (linhas 2 e 3) por pode ser produzida manteria a correção gramatical do texto.
  • B. Na linha 9, o emprego do acento grave, indicativo de crase, em “à língua” justifica-se pela regência do verbo “supor” e pela presença de artigo definido feminino.
  • C. A expressão “Em outras palavras” (linha 12) introduz, no período, uma contradição ao que foi dito no período anterior.
  • D. A supressão do termo “os”, em “e os que não podem ser produzidos” (linhas 18 e 19) manteria a coerência das ideias do texto.
  • E. A conjunção “enquanto” (linha 21) poderia ser substituída no texto, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias expressas, por conquanto.

Com relação às ideias do texto CB3A1CCC, às construções linguísticas nele empregadas e à sua tipologia, julgue os itens subsequentes.

A correção gramatical do texto seria preservada caso se inserisse a preposição a logo após a forma verbal “ignora”, na frase “Simplesmente ignora você” (l.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta em relação a aspectos linguísticos do texto.

  • A. O termo “até” (linha 1) é empregado no texto com o sentido de inclusive.
  • B. Por ter valor enfático, a vírgula empregada após a palavra “linguística” (linha 1) poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
  • C. Na oração adjetiva expressa às linhas 6 e 7, o sujeito — “esse comportamento” — está posposto ao verbo.
  • D. A conjunção “mas” (linha 7) introduz, no período, oração com sentido adversativo.
  • E. Por ser expletiva, a partícula “se”, em “Chegou-se” (linha 9), poderia ser excluída do texto, sem prejuízo para a correção gramatical e a coerência textual.

Com relação às ideias do texto CB3A1AAA, às construções linguísticas nele empregadas e à sua tipologia, julgue os itens a seguir.

A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso a palavra “Se”, que inicia o terceiro parágrafo, fosse substituída por como.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações semântico-sintáticas e do vocabulário do texto II, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Mantendo-se a correção gramatical do texto, o segmento “fora transformado em filme” (l. 11 e 12) poderia ser reescrito da seguinte forma: foi transposto para o cinema.

  • C. Certo
  • E. Errado
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