Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale o trecho do texto que foi transcrito com problema de sintaxe.
O Brasil conheceu uma intensa transformação em suas estruturas fundiárias e em sua agricultura no período de 1965 a 1985.
Nas décadas de ditadura, os governos militares implantaram uma política de desenvolvimento agropecuário para a modernização do campo que causou transformações profundas ao privilegiar a agricultura capitalista em detrimento da agricultura camponesa.
O campo brasileiro foi transformado em espaço de conflitos freqüentes, pelo crescimento das desigualdades socioeconômicas.
O modelo modernizante adotado conservou a secular concentração da estrutura fundiária, intensificando a histórica luta pela terra, e criou uma crise política que persistindo até os dias de hoje.
Com a expansão do capitalismo no campo e, conseqüentemente, com a sujeição da renda da terra ao capital, a luta pela terra é, antes de tudo, uma luta contra a essência do capital: a expropriação e a exploração.
Assinale a opção que completa de forma coesa e coerente as lacunas do texto abaixo.
Assinale a opção incorreta em relação ao texto
Os travessões podem ser substituídos por parênteses, sem prejuízo para a correção do período.
Em "a espiral" e "a precipite"(l.4 e 5), o "a" exerce a mesma função sintática, pois pertence à mesma classe gramatical.
Ao anteceder a expressão "preços-salários"(l.4) pela preposição de, mantém-se a correção gramatical do período.
A eliminação da vírgula após "latinoamericanas"( l.6) mantém a correção gramatical, mas altera a informação do período.
A expressão "essa regra"(l.8) retoma a idéia de que "a economia é freada antes que a espiral preços- salários a precipite em uma inflação crescente" (l.3, 4 e 5).
A concordância está correta em
a) Jorge ou Paulo se casará com Rose.
b) Chegou bem cedo Pedro, Igor e Paulo
c) Passará o céu e a terra sobre todos nós
d) Falará em público, amanhã, Ricardo e Luiz
e) Vitória ou Bahia ganharão o campeonato.
O texto A riqueza ensurdece (VEJA, 23 de setembro de 2003) foi adaptado para compor as opções abaixo. Assinale aquela em que a transcrição respeitou as regras gramaticais da norma culta.
Os países ricos sairam da reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), no México, sem ouvir os pleitos dos países emergentes. A surdez dos ricos redundou no fracasso do encontro em que havia esperança de, pela primeira vez se produzir, um acordo global de comércio com benefícios para todos.
A reunião foi encerrada sem que os países em desenvolvimento conseguirem a mais vaga promessa de diminuição do subsídio anual – de cerca de 350 bilhões de dólares – com o quê os países europeus e os Estados Unidos adubam sua agricultura.
Por não conseguirem enxergar além dos interesses, de seus próprios agricultores os países desenvolvidos também não avançaram o que queriam: regras claras e transparência para investimentos, concorrências e compras governamentais. Os dois lados sairam perdendo.
Como sempre, a banda pobre do mundo perdeu mais, pois está provado que a aceleração do comércio internacional é a mais eficiente ferramenta de produção de riqueza. Desse ponto de vista, é um equívoco comemorar como vitória o impasse do encontro.
O Brasil saiu como líder do chamado G22, grupo de países que apôs resistência às propostas dos países ricos. É uma posição de destaque. Não é, porém uma posição confortável, pois aos líderes não bastam levantar obstáculos à maus acordos. Líderes têm que produzir condições para que as negociações cheguem à bom termo.
Leia o texto a seguir para responder às questões de 03 a 05.
Assinale a opção que representa uma paráfrase textual e gramaticalmente correta de trecho do texto.
Linhas 4 a 9: Cumpre associar o indivíduo ao poder industrial, ou seja o trabalhador ao processo de autoridade, inobstante excluir alguém de uma parcela do poder é forçosamente exclui-lo dos benefícios deste poder.
Linhas 9 a 13: Portanto, todos deviam e devem ter direito a uma parte dos resultados da vida social por que, somente quando necessário, deve haver diferenças no bem comum.
Linhas 14 a 20: Os privilégios econômicos são contrários à verdadeira sociedade democrática conquanto os benefícios que um homem pode obter do processo social, em função de seu poder de consumo – o que é resultado de seu poder de propriedade.
Linhas 22 a 27: De acordo com as circunstâncias históricas, o próprio conceito de liberdade redefine-se através dos séculos, segundo o desenvolvimento das forças econômicas, e aquela, só existirá quando baseada na segurança e na igualdade.
e) Linhas 32 a 35: É necessário que a sociedade se estruture não sobre a exploração, mas sobre a cooperação, a fim de que a liberdade exista realmente e os homens sejam, de fato, livres.
15) O se está classificado corretamente em
a) Ontem eles se foram satisfeitos (partícula de realce)
b) Comecem a reunião sem mim se eu não chegar a tempo (parte integrante do verbo)
c) Nas cidades turísticas, chega-se cedo aos restaurantes (partícula apassivadora)
d) Maria levantou-se rapidamente. (índice de indeterminação do sujeito)
e) Não sei se ele vai chegar cedo aqui. (conjunção subordinativa condicional)
13)Leia e analise
"Dois amigos íntimos se vêem inesperadamente de duas janelas. Ambos estão discursando. Um deles, digamos, está bem exaltado, o outro percebe o amigo bem nervoso, mas nada pode fazer."
As palavras e/ou expressões que exercem a mesma função sintática estão na opção
a) íntimos – se – bem
b) se – o amigo
c) inesperadamente – bem nervoso
d) o outro – bem nervoso
e) mas – ambos
Complete com o termo adequado. Este é um direito que ______ assiste e ________ não abre mão.
Marque a alternativa cuja oração tem o mesmo valor sintático de
Desejamos que ele se afaste das más companhias
Nós objetivamos que sejamos aprovados.
O político necessita de que o apoiemos.
É necessário que se extinga a violência.
O guarda informou-o de que seria multado.
O juiz foi favorável a que o réu se pronunciasse.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...