Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O primeiro período sintático do texto admite a seguinte paráfrase: Ao concretizar o mito do herói nacional, Tiradentes ofereceu à História e aos brasileiros um símbolo de forte densidade.
O primeiro período sintático do texto constitui a frase-núcleo, a idéia central a ser desenvolvida no restante do texto.
Leia o texto para responder às questões 02 e 03.
Assinale a opção que apresenta uma informação incorreta.
Nas questões 29, 30 e 31, cada um dos conjuntos de cinco períodos constitui um texto. Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de sintaxe.
Este é marcado pela tendência à internacionalização e depois à universalização das conquistas materiais e espirituais que, há cinco séculos, vêm alterando o sentido da vida em todos os continentes, ainda que de forma desigual.
Talvez por isso mesmo a idéia de progresso está sempre sujeita à reflexão e à crítica.
O Brasil é um exemplo de país para o qual a modernidade, em todas as fases de sua história nos últimos cinco séculos, impõem-se, sobretudo, como abertura aos ventos de fora.
Modernização e agravamento da desigualdade têm sido uma constante, constituindo, aliás, o lado perverso da difusão do progresso sobre a face do planeta.
O processo capitalista une, de forma desigual e combinada, países ativos, dos quais se irradiam as grandes mudanças e que delas se beneficiam, e países passivos, onde a grande maioria da humanidade vive na pobreza, segundo diversos graus de intensidade.
(Milton Santos, Correio Braziliense, 15/10/2000, com adaptações)
Nas questões 29, 30 e 31, cada um dos conjuntos de cinco períodos constitui um texto. Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de sintaxe. .
Apesar das ponderações do Ministro-Revisor, mantenho, com vênia, o encaminhamento proposto relativamente à matéria, pelas razões que expendi no Voto original, aduzindo as seguintes observações.
Restou sobejamente demonstrado naquele Voto que o Estatuto das Licitações e Contratos assenta regra fundamental no sentido de que a Administração Pública não está autorizada a licitar obras e serviços se não houver previsão orçamentária que as amparem e de que não se admite intermediação financeira na execução de obras e serviços objeto de licitação, qualquer que seja a sua origem (art. 7o , § 2o , inciso III, e § 3o).
E por não haver razão para tratamento diferenciado, esses mandamentos aplicam-se tanto às unidades sediadas no País quanto àquelas situadas no exterior.
Com relação à defesa do interesse público (aludida no Voto Revisor), o propósito fundamental do mencionado Estatuto, o qual regulamenta dispositivo constitucional (art. 37, inciso XXI), é, justamente, o de resguardar esse interesse maior, que se sobrepõe ao do particular.
E, de fato, o princípio da supremacia do interesse público está presente tanto no momento da elaboração da lei como no momento da sua execução em concreto pela Administração.
(Texto adaptado para conter erro - Revista do TCU, nº 82)
Nas questões 29, 30 e 31, cada um dos conjuntos de cinco períodos constitui um texto. Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de sintaxe.
A marcha da civilização é caracterizada, exatamente, por semelhantes situações, a que genericamente podemos chamar de modernizações.
Estas mudanças nem sempre são percebidas, porque têm suas origens em movimentos de fundo e em acelerações até então desconhecidas, as quais permitem a entrada em cena de novos atores.
É assim que se dão as rupturas, e novos objetos, novas paisagens, novas relações, novos modos de fazer, de pensar e de ser se levantam e se difundem.
A história pode ser vista como um fluxo ininterrupto, de cujo passado e futuro entrelaçam num presente mais ou menos revelador dos processos responsáveis pelas grandes mudanças.
Tais modernizações, a princípio isoladas e lentas, tornam-se mais rápidas e espalhadas com o advento do capitalismo.
(Milton Santos, Correio Braziliense, 15/10/2000, com adaptações)
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
É preciso corrigir a má construção da seguinte frase:
Se a opinião pública fosse mais bem informada, tendo em vista os políticos populistas, não se deixará enganar mais com essas medidas típicas.
Se tantos se deixam enganar pelos políticos populistas, alguma eficácia deve haver no discurso que é típico dessas notórias personagens.
A longa tradição das práticas populistas em nosso país é uma prova de que os brasileiros podem ser facilmente iludidos.
Espera-se que o Instituto de Natal, referido no texto, satisfaça todas as expectativas criadas pela excelência dos profissionais que lá se concentraram.
Nem mesmo um instituto como o de Natal, que nasce com a chancela de centro de excelência, resistiria à interferência de políticos populistas.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Está clara e correta a redação somente do seguinte período:
O atual ministro optou de abandonar os projetos do antecessor, em vista de que os seus seriam menos descentralizadores, lhe parecendo os mais oportunos naquela ocasião.
Muitas vezes os parcos recursos têm mal destino, onde se agrava ainda mais o problema da descentralização, que muitos políticos aproveitam para fazer populismo.
envolvendo ciência de ponta nos EUA, conquanto em nosso país não disponham de recursos comparáveis.
O autor empregou a expressão massa crítica, original da Física, que é costume também para designar um grupo de profissionais onde a competência é de muito peso.
Depreende-se do texto que a excessiva descentralização favorece e muito a prática do populismo, pois há quem tire proveito político da fragmentação das verbas.
"Minha amiga, decidiram que era para__________resolver as questões do transporte antes de__________para conversar sobre a viagem"
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, os espaços do período acima:eu / chamá-la / conosco.
mim / chamá-la / consigo.
eu / chamá-la / com você.
mim / chamar-te / contigo.
eu / chamar-te / com você.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
O elemento sublinhado na frase
É correta a disposição (...) de abandonar os planos de seu antecessor para descentralizar os recursos investidos na área expressa uma causalidade.
Distribuir pouco dinheiro a muitos centros pode equivaler a desperdiçar toda a verba constitui um paradoxo.
A pulverização das verbas pode atender a interesses populistas de políticos tem o sentido de compromissos populares.
(...) cabe ao poder público colocar suas fichas em projetos com maior possibilidade de oferecer retorno tem o sentido de ir de encontro a.
Não se trata de ser contra a descentralização como conceito tem o sentido de em tese.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...