Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa em que a partícula se é usada, sintaticamente, como índice de indeterminação do sujeito:
"[...] até que o sujeito possa corrigir eventuais malogros do que se propôs a fazer". (linha 61)
" [...] pois não se trata de impedir [...]". (linha 70)
"O que se traz a público não é qualquer fato da vida privada [...]". (linha 72)
Assinale a alternativa em que a correspondência entre o termo destacado e a sua função sintática está INCORRETA:
"Ninguém de bom senso contesta a legítima aspiração social a punir bandidos [...]". (linha 46) (sujeito)
"Não é preciso muito esforço para imaginar o que seria [...]". (linha 37) (adjunto adverbial de intensidade)
"Punir quem merece é uma forma de a sociedade defender, sobretudo, o interesse dos mais frágeis [...]". (linha 17) (objeto direto oracional)
"somos obrigados [...] a partilhar idiossincrasias, obsessões ou desatinos que não nos concernem; [...]". (linha 32) (objeto indireto)
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das frases apresentadas:
"Por mais que nós ________________, jamais conseguiríamos que eles ________________os documentos que nossos pais ______________ guardados no cofre."
interviéssemos - requeressem - mantêm
intervíssemos - requeressem - mantêm
intervíssemos - requisessem - mantém
interviéssemos - requisessem - mantêm
Um dos valores da preposição "a" é indicar condição, hipótese, exceção. Diante desta afirmação, aponte a alternativa que apresenta esse valor:
"Custou-nos muito a entender a posição do técnico da seleção brasileira."
A permanecer os sintomas, um médico deverá ser consultado.
"Nesse momento, levei-os rapidamente ao Diretor da Escola."
"Ele estava à janela, atento a todos os movimentos do ladrão."
Observe os enunciados a seguir:
I - O desaparecimento do repórter Tim Lopes provocou indignação popular. (idéia central)
II - A vida de Tim Lopes foi inteiramente voltada para o social. (atributo de Tim Lopes)
III - Ninguém aceita a impunidade para os culpados do crime. (conseqüência de I)
IV - Abalou a classe jornalística mundial. (causa de III)
Reunindo os diversos fragmentos em um só período, e observando a indicação determinada, temos:
O desaparecimento do repórter Tim Lopes que a vida foi inteiramente voltada para o social provocou indignação popular, de maneira que ninguém aceita a impunidade para os culpados do crime, que abalou a classe jornalística mundial.
Embora o desaparecimento do repórter Tim Lopes cuja vida foi inteiramente voltada para o social tenha provocado tanta indignação popular, ninguém aceita a impunidade para os culpados do crime, já que abalou a classe jornalística mundial.
O desaparecimento do repórter Tim Lopes cuja vida foi inteiramente voltada para o social provocou tanta indignação popular que ninguém aceita a impunidade para os culpados do crime, já que abalou a classe jornalística mundial.
O desaparecimento do repórter Tim Lopes cuja a vida foi inteiramente voltada para o social provocou indignação popular queninguém aceita a impunidade para os culpados do crime, uma vez que abalou a classe jornalística mundial.
A estilística morfológica apresenta o uso expressivo das formas gramaticais. Observe os exemplos abaixo e suas justificativas. Em seguida, aponte a alternativa incorretamente exemplificada.
"Domingo embarco para a Alemanha." (presente em lugar do futuro para indicar uma ação próxima e categórica)
Se possível, eu gostaria de falar com este senhor. (futuro do pretérito em lugar do presente para caracterizar um pedido)
"Quando falávamos que seríamos campeões do mundo, pouca gente acreditava." (plural usado em lugar do singular, objetivando incentivar os brasileiros a acreditar numa verdade maior)
"1950. O Brasil perde melancolicamente do Uruguai." (presente histórico, usado em lugar do passado)
Assinale a alternativa que está com a pontuação incorreta:
"- Vem, dizia ele na última carta; se não vieres depressa acharás tua mãe morta!"
"A filha estava com quatorze anos; mas, era muito fraquinha, e não fazia nada, a não ser namorar os capadócios que lhe rondavam a rótula".
"Sim, mas percebo-o agora, porque só agora nos surgiu a ocasião de enriquecer. Foi uma sorte grande que Deus nos mandou."
"Não! bradei eu; não hás de entrar... não quero... Ia a lançar-lhe as mãos: era tarde; ela entrara e fechara-se".
"Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário."
Começando a frase por:
"Nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário", para manter a mesma relação lógica expressa na frase dada inicialmente, deve-se continuar com:
ainda que tenha sido
enquanto foi
na medida em que era
desde que fosse
Ao ligar dois termos de uma oração, a preposição pode expressar, entre outros aspectos, uma série de circunstâncias. Observe os fragmentos abaixo:
I - Com muita alegria, eu os levei ao estádio da cidade.
II - Inconformado, o jovem falava aos gritos com o pai.
III - Todos dizem que essa menina saiu à mãe.
IV - Ano a ano envelhecia com dignidade.
Observando as várias circunstâncias apresentadas, podemos classificá-las, respec-tivamente, como:
movimento - fim - tempo - proporção
aproximação - lugar - exposição - contigüidade
movimento - semelhança - modo - proporção
movimento - modo - semelhança - proporção
"Continuam, a partir de agora, selecionados os candidatos, os que conheçam os diversos assuntos e saibam o momento certo de investir na vida."
Se a primeira frase fosse volitiva, e o segundo e terceiro verbos destacados conotassem ação no plano da realidade, teríamos, respectivamente, as seguintes formas verbais:
continuem, conhecessem, soubessem;
continuem, conhecem, sabem;
continuavam, tenham conhecido, tenham sabido;
continuariam, conheceriam, saberiam.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...