Questões sobre Sintaxe

Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsequentes.

Os termos “do monopólio de uso” (l.2) e “de proteção de inventores estrangeiros” (l.13) desempenham a mesma função sintática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os termos destacados a seguir, identifique o que possui função sintática DIFERENTE dos demais.

  • A. “Nada disso significa, [...]” (4º§)
  • B. “[...] poucos deram atenção ao período [...]” (1º§)
  • C. “Houve avanços em quase todas essas áreas.” (2º§)
  • D. [...] o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade.” (4º§)
  • E. “No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada [...]” (1º§)

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas — que deve ser julgada certa se, ao mesmo tempo, estiver gramaticalmente correta e não acarretar prejuízo ao sentido original do texto; ou errada, em caso contrário.

“tinha o intuito (...) origem da invenção.” (l. 17 a 19): a mesma objetivava impedir que os produtos tornassem a ser copiados em países diferentes daquele onde a invenção teve origem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

O termo “pois” (l.13) explicita uma relação sintática de conclusão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas — que deve ser julgada certa se, ao mesmo tempo, estiver gramaticalmente correta e não acarretar prejuízo ao sentido original do texto; ou errada, em caso contrário.

“A ideia (...) em 1477.” (l. 1 a 3): Em 1477 surgiu em Veneza, a ideia de estimular inventos por meio da concessão do monopólio de uso — a patente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os aspectos gramaticais que envolvem o 2o período do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. De acordo com a norma padrão, o trecho “Um dia, chegou em casa” (linhas 1 e 2) deveria ser escrito da seguinte maneira: Um dia, chegou a casa.
  • B. A oração “que vira no campo dois dragões da independência” (linhas 2 e 3) desempenha o papel de objeto indireto em relação à anterior.
  • C. A redação o qual cuspia fogo e lia fotonovelas poderia substituir a oração “cuspindo fogo e lendo fotonovelas” (linha
  • D. A oração “cuspindo fogo” (linha 3) apresenta sujeito indeterminado.
  • E. “fogo” (linha 3) e “fotonovelas” (linha 3) desempenham funções sintáticas diferentes.

Uma redação alternativa para um segmento do texto, mantendo-se a correção gramatical e a lógica, está em:

  • A. Remontam às mais luminosas fontes da mitologia e da literatura gregas a imagem do canto das sereias.
  • B. As sereias, ninfas de beleza extraordinária, que viviam sozinhas em uma ilha do Mediterrâneo. Tinham o dom de chamar a si os navegantes graças a irresistível melodia do seu canto.
  • C. Existem diferentes versões para a fábula das sereias. Porém, o sentido geral da trama é comum a todas elas.
  • D. Os navios nos quais se deixavam atrair por aquela melodia divina, naufragavam. Na medida que batiam nos recifes, eram submersos a beira-mar.
  • E. Após os navios que batiam nos recifes submersos da beira-mar, os tripulantes impiedosos, os quais naufragavam, eram devorados pelas sereias.

No último quadrinho, há incorreções gramaticais. Assinale a alternativa que apresenta o texto corrigido, segundo a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A. Se eu o vir ameaçando alguém de novo, vou lhe dar uma surra!
  • B. Se eu o ver ameaçando alguém de novo, vou lhe dar uma surra!
  • C. Se eu vir você ameaçando alguém de novo, vou te dar uma surra!
  • D. Se eu te ver ameaçando alguém de novo, vou lhe dar uma surra!
  • E. Se eu lhe ver ameaçando alguém de novo, vou dar-te uma surra!

Tomando como base as ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso se substituísse “ao BINA” (l.2) por no BINA e “ao Brasil” (l.8) por para o Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Caso o autor optasse por reunir em um só período, sem comprometer o sentido original do texto, as três orações que compõem o parágrafo “Assim, o Rio Grande do Norte ingressou na História do Brasil como o estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino. Também no Rio Grande do Norte, foi eleita a primeira prefeita do Brasil. Em 1929, Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.” (linhas de 15 a 19), a nova redação deveria ser

  • A. Como se não bastasse o Rio Grande do Norte ter ingressado na História do Brasil como o estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino, ele também o foi na eleição de uma prefeita, ainda que, em 1929, Alzira Soriano ter sido eleita na cidade de Lages.
  • B. Assim, o Rio Grande do Norte ingressou na História do Brasil como o estado pioneiro não só no reconhecimento do voto feminino, mas na eleição de uma prefeita, uma vez que, em 1929, Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.
  • C. Assim, o Rio Grande do Norte ingressou na História do Brasil como o estado pioneiro não só no reconhecimento do voto feminino, mas também na eleição de uma prefeita, já que, em 1929, Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.
  • D. Assim, o Rio Grande do Norte ingressou na História do Brasil como o estado pioneiro não só no reconhecimento do voto feminino, como na eleição de uma prefeita, já que, em 1929, Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.
  • E. Assim, o Rio Grande do Norte ingressou na História do Brasil como o estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino e também na eleição de uma prefeita, todavia, em 1929, Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...