Lista completa de Questões sobre Termos Essenciais da Oração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os termos das alternativas a seguir exercem função de sujeito, com exceção de um. Assinale-o.
Leia atentamente o texto que segue, do jornal Estado de São Paulo, e analise, em seguida, os enunciados abaixo quanto à relação dos termos, para, então assinalar a alternativa em que todas as proposições estão de acordo com as normas da gramática:
Repetentes - Reflexo dos problemas sociais, a repetência na escola é alta. As maiores taxas se concentram na primeira e na quinta séries do primeiro grau (respectivamente, 25,8% e 22,9%). A pobreza e o ingresso prematuro dos menores de 12 anos no mercado de trabalho explicam esses números. Para chegar ao final do primeiro grau, o aluno brasileiro cursa, em média, dois anos mais que o necessário. ¨A proporção de repetentes nas escolas do Brasil é similar à média dos países mais pobres do mundo¨, lê-se no trabalho do IBGE.
I A expressão se concentram tem como sujeito As maiores taxas.
II A forma verbal explicam tem como sujeito esses números.
III Podemos dizer que a forma verbal chegar tem como sujeito o aluno brasileiro.
IV Em A pobreza e o ingresso prematuro dos menores de 12 anos no mercado de trabalho (...), os termos destacados são núcleos do objeto direto.
I, II e IV.
I e III.
II, III e IV.
II e IV.
O verbo do último parágrafo do texto 2 que apresenta predicação verbal distinta dos demais é:
respeitar;
falar;
criar;
exportar;
crescer.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, com relação às estruturas gramaticais e às idéias do texto acima.
Se, no trecho "a coleta, a manipulação e o exame de provas sem os devidos cuidados podem ocasionar a falta de integridade da prova" (L.16-18), a forma verbal pode substituísse "podem", a construção do período permaneceria correta, porque os núcleos do sujeito podem ser interpretados como um conjunto.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Referentemente às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Em não no que depende de outrem, mas no que depende de si mesmo (l.20-21), o sujeito, nas duas orações, reporta-se a um príncipe prudente, sujeito explícito da oração anterior.Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda a respeito dos sentidos e das estruturas lingüísticas do texto ao lado, de Alfredo Ruy Barbosa, julgue os itens que se seguem.
O sujeito da oração iniciada pela forma verbal Pressupõe (l.17) está elíptico, podendo ser recuperado, semanticamente, no período anterior.Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A organização das idéias no texto indica que a expressão quase 470 mil árvores (l.5) constitui o sujeito da primeira oração; por isso seu deslocamento para o início do texto preserva tanto a coerência textual quanto a correção gramatical, desde que seja retirado o sinal de dois pontos que a precede e sejam feitos os ajustes necessários nas letras minúsculas e maiúsculas.
A pérola estava murcha, (l. 49)
O termo em destaque é:
sujeito.
objeto direto.
objeto indireto.
adjunto adnominal.
predicativo do sujeito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...