Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta

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Segundo a norma-padrão, o pronome da expressão destacada nas alternativas pode ser colocado antes ou depois do verbo em:

  • A. Entre as cinquenta regras que se encontram esparsas pela obra do filósofo...
  • B. ... é essencial para o indivíduo resguardar-se de frustrações.
  • C. ... há quem os tenha mais estreitos...
  • D. Você nunca será feliz enquanto se torturar por alguém ser mais feliz.
  • E. Deve-se fazer de tudo para ser feliz?

Respeitando-se as convenções da norma culta, a forma verbal “hᔠpode ser substituída por

  • A. “existem”.
  • B. “existe”.
  • C. “têm”.
  • D. “tem”.

Considerada a norma-padrão da língua, tem consistência o seguinte comentário:

  • A. (linha 2) a forma preocuparam-se exemplifica a existência de verbo que aceita um pronome oblíquo átono do mesmo número e pessoa do sujeito, o chamado verbo pronominal.
  • B. (linhas 4 e 5) em que explicasse a sua origem, a palavra destacada remete a todos os seres, não se admitindo a possibilidade de superposição de elementos retomados pelo pronome.
  • C. (linha 7) no segmento de Tales a Anaxímenes, as preposições demarcam aqueles que integram um grupo, sem contemplar a categoria temporal.
  • D. (linhas 20 e 21) se, em lugar de o ponto de vista, se tratasse de distintos pontos, a formulação "os distintos pontos de vista reflexivos-críticos" estaria em concordância com as normas gramaticais.
  • E. (linha 32) assim como decisivo está grafado em conformidade com as normas da gramática, o estão as palavras "proesa" e "deslise".

Ou me engano, ou isto quis dizer que se lançam véus sobre certas notícias a pretexto de que, sujeitas a tantas e tão virulentas críticas, faz mal às pessoas.

Tomando como parâmetro a norma-padrão escrita, comentário adequado sobre o acima transcrito é: O período

  • A. está correto em todos os seus aspectos.
  • B. tem de receber duas correções: "quiz", em lugar de "quis", e "que se lança", em lugar de "que se lançam.
  • C. merece uma única correção: "fazem mal", em lugar de "faz mal".
  • D. tem de, entre outras, receber obrigatoriamente a alteração de "às pessoas" para "as pessoas".
  • E. tem de, entre outras, receber obrigatoriamente mais um acento indicativo da crase, em "à pretexto".

De acordo com a norma padrão, marque a alternativa que apresenta uma redação que reproduz o sentido do trecho “conforme previsto na legislação brasileira e na Agenda 21.”

  • A. segundo previsto não só na legislação brasileira, mas na Agenda 21.
  • B. em consonância com o que prevê tanto a legislação brasileira quanto a Agenda 21.
  • C. conforme prevêm a legislação brasileira e a Agenda 21.
  • D. como é previsto não só na legislação brasileira, mas na Agenda 21.
  • E. devido aquilo que está previsto na legislação brasileira e na Agenda 21.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância das palavras, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A. Parece haver um descontentamento generalizado dos empresário em relação aos profissionais recém-formados, conforme a constatação de recentes pesquisas.
  • B. Parece haver um descontentamento generalizado dos empresários em relação aos profissionais recém-formados, conforme a constatação de recente pesquisas.
  • C. Parece haver um descontentamento generalizado dos empresários em relação aos profissionais recém-formados, conforme a constatação de recentes pesquisas.
  • D. Parece haver um descontentamento generalizado dos empresários em relação aos profissionais recém-formados, conforme a constatação de recentes pesquisas.
  • E. Parece haver um descontentamento generalizado dos empresários em relação aos profissionais recém-formados, conforme a constatação de recentes pesquisa.

Em “Se um desses cães sem dono de pelo embaçado encosta em um portão, acaba encontrando alguém que lhe chega uns restos”, ocorre uma vírgula. Sobre seu emprego, é correto afirmar, de acordo com a Norma Padrão, que ela ocorre:

  • A. em função do caráter enumerativo do enunciado.
  • B. porque há uma oração subordinada adverbial anteposta à principal.
  • C. pois separa duas orações coordenadas.
  • D. para dar destaque sendo seu emprego facultativo.

Considerando a norma-padrão e as construções linguísticas utilizadas no texto, assinale a alternativa correta.

  • A. A colocação do pronome em “Me dê um abraço” (linha 3) está correta.
  • B. No verso “Coisa que gosto é poder partir” (linha 5), não foi observada a regência do verbo gostar.
  • C. O verso “Quando quero” (linha 8) contém uma oração que introduz ideia de condição referente ao que é declarado no verso anterior.
  • D. O emprego de “Tem” como sinônimo de existir, na maioria dos versos da segunda estrofe, está correto.
  • E. Em “Tem gente a sorrir e a chorar” (linha 16), a conjunção em destaque foi empregada para reunir dois termos por meio da subordinação.

Leia esta passagem de A língua de Eulália: novela sociolinguística.

Considerando as regras de português padrão e as regras de português não padrão, assinale a alternativa que apresenta o procedimento de ensino e aprendizagem que o professor precisaria usar para ensinar a norma padrão para a personagem Eulália.

  • A. O professor identifica em “percurá os home” falada por Eulália uma regra de concordância de português não padrão, mas não intervém, para não a constranger; em um segundo momento, ele expõe a ela a regra de norma padrão de concordância e aplica exercícios de fixação para que Eulália a pratique.
  • B. O professor identifica em “os probrema” falada por Eulália o fenômeno do rotacismo, informa a ela que falou uma variedade do português que existe, porém o professor a conscientiza de que existe a variedade “problema”, usada em outras situações, que Eulália precisa aprender. Para isso o professor utiliza exercícios que contrastam as duas variedades.
  • C. O professor identifica em “môio ingrês” falada por Eulália o fenômeno fonético da assimilação, informa a ela que deve evitar essa variedade, preferindo a variedade padrão, que será ensinada por ele com exercícios que contrastam as duas variedades, substituindo a variedade não padrão pela variedade padrão, melhorando o repertório linguístico de Eulália.
  • D. O professor identifica em “os fósfro” falada por Eulália uma contração de proparoxítona para paroxítona como um problema de ortografia, mas não intervém, porque é uma variedade presente na cultura dela e iria constrangê la; após o diagnóstico, o professor ensina as regras de ortografia para Eulália com exercícios de fixação.

De acordo com a norma-padrão, o período “A exclusividade funciona nos horários de pico: das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15.” (linhas 4 e 5) também poderia apresentar a seguinte redação:

  • A. A exclusividade funciona nos horários de pico, o qual vai das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15.
  • B. A exclusividade funciona nos horários de pico, que ocorrem das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15.
  • C. A exclusividade funciona nos horários de pico, cujo o período vai das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15.
  • D. A exclusividade funciona das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15 os quais são os horários de pico.
  • E. A exclusividade funciona nos horários de pico no qual ocorre das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15.
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