Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da ACCESS Seleção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É possível entender a fala de Chico Bento no segundo quadrinho como dotada de ambigüidade. O pronome ele pode se referir tanto ao pai quanto ao boi. Para desfazer a ambigüidade, é necessário substituir o pronome por um termo que os diferencie. Assinale a alternativa em que estão identificados os termos que fariam referência ao pai e ao boi, respectivamente.
esse – este
este – esse
este – aquele
aquele – este
aquele – esse
Assinale a alternativa em que a palavra não poderia substituir "alavancar" (L.38), sob pena de se alterar seu sentido no texto III.
No último quadrinho, vemos tanto a palavra zôo quanto a palavra zoológico. A respeito da palavra zôo, podemos afirmar que ela foi formada por um processo de:
Assinale a alternativa que contenha uma figura de linguagem presente no texto II.
anáfora
hipérbato
elipse
catacrese
hipérbole
Em roendo-as-unhasmente (verso 35), temos exemplo de:
hibridismo
barbarismo.
palavra-ônibus
palavra-valise
neologismo
Ao utilizar o sufixo -inho em inteirinho, Chico Bento aponta para outra noção do sufixo que não a de expressar diminutivo.
Assinale a alternativa em que ocorra caso semelhante ao de inteirinho.
O menino machucou o mindinho.
Chegamos agorinha.
Ficou um gostinho de quero mais.
O rapaz é apressadinho.
O mulatinho chegou.
Na tirinha de Maurício de Sousa, o menino de chapéu é o Chico Bento, personagem que vive no interior e tem como marca uma fala "caipira". O entendimento que Chico Bento faz da fala do outro menino é literal, pois não considerou que ali havia uma figura de linguagem.
Assinale a alternativa que identifique essa figura de linguagem.
antonomásia
sinédoque
perífrase
metáfora
prosopopéia
Nos versos 42 a 45 do texto III, "Guarde numa caixa preta (a) / A tímida canção (b) / No fundo falso da gaveta (a) / Do coração (b)", as rimas (abab) são classificadas como:
esdrúxulas.
emparelhadas.
opostas
alternadas.
paralelas.
No texto III, a rima de oca (verso 25) com toca (verso 27) pode ser classificada como:
imperfeita.
aguda.
pobre.
encadeada.
interna.
"...o orgulho e a liberdade, já que só o amor nos permite manter a altivez e a independência." (L.26-28) A expressão destacada no texto acima pode ser substituída sem alterar o sentido por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...