Questões de Língua Portuguesa da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

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No excerto “Os que estão relacionados às meninas aparecem, normalmente, entre os 8 e os 14 anos; nos meninos, eles despontam entre os 9 e os 15 anos.”, o termo em destaque

  • A. exerce função de artigo, pois define o substantivo “menino” apresentado posteriormente.
  • B. exerce função de pronome demonstrativo, pois refere-se à expressão antecedente “sinais comuns da puberdade” e pode ser substituído por “aqueles”.
  • C. está no plural para concordar com o substantivo “meninos”.
  • D. é um pronome pessoal do caso oblíquo e tem função de complementar o verbo a ele relacionado.
  • E. se for substituído por “sinais comuns da puberdade”, além de tornar o texto repetitivo, o sentido se alterará.

A palavra que é acentuada pela mesma regra de “específica” é

  • A. níveis.
  • B. tolerância.
  • C. experiência.
  • D. alguém.
  • E. república.

Em “Quando ela ocorre de forma precoce, às vezes aos 5 anos, os reflexos podem ser físicos, como a interrupção do crescimento, mas também psicológicos.”, a oração em destaque expressa

  • A. circunstância de tempo.
  • B. finalidade.
  • C. contraste.
  • D. proporcionalidade.
  • E. concessão.

Em “...a pessoa com o menor nível de tolerância à bagunça...”, o sinal indicativo de crase ocorreu

  • A. para atender à regência do nome tolerância.
  • B. para atender à regência do nome nível.
  • C. para atender à regência do verbo morar, citado anteriormente.
  • D. por tratar-se de locução conjuntiva de base feminina.
  • E. para atender à regência do verbo sentir, citado posteriormente.

Em “A pesquisadora Ana Claudia Latronico, que atua na área de genética de doenças endócrinas...”, a oração em destaque

  • A. expressa restrição, pois o autor não está se referindo a qualquer pesquisadora, mas especificamente à Ana Claudia Latronico.
  • B. é uma completiva nominal, pois funciona como complemento do substantivo antecedente, no caso, o nome da pesquisadora.
  • C. é uma oração subordinada subjetiva, pois exerce função de sujeito.
  • D. é uma oração explicativa, pois acrescenta informação à oração principal.
  • E. não deveria ser precedida por vírgula em decorrência da função que exerce.

Em “... por mais que você e seus companheiros de casa se gostem...”, o termo destacado exerce função de

  • A. pronome reflexivo.
  • B. partícula apassivadora.
  • C. conjunção subordinativa condicional.
  • D. pronome pessoal recíproco.
  • E. conjunção subordinativa causal.

A função morfossintática do “que” na expressão “...produção do hormônio que libera as gonadotrofinas...” é a mesma função do “que” em

  • A. “...um gene relacionado à doença que pode antecipar o diagnóstico e facilitar o tratamento.”
  • B. “... percebeu, ao longo dos mais de 20 anos de carreira, que era recorrente a presença de histórico familiar entre os casos de puberdade precoce.”
  • C. “Ana Claudia destaca que quanto mais cedo é iniciado o tratamento, mais se evitam os efeitos negativos da doença.”
  • D. “...é possível antecipar o diagnóstico e iniciar o uso dos remédios assim que aparecerem os primeiros sintomas.”
  • E. “...é que a hereditariedade da puberdade precoce estava presente em aproximadamente 27% dos casos.”

Em “...a coisa não é sempre uma maravilha...”, tem a função de

  • A. explicar o termo antecedente, funcionando como seu aposto.
  • B. apresentar uma característica ao sujeito, funcionando como seu predicativo.
  • C. complementar o verbo funcionando como objeto indireto.
  • D. complementar o nome coisa, funcionando como complemento nominal.
  • E. complementar o verbo funcionando com objeto direto.

Assinale a alternativa em que a palavra NÃO está acentuada adequadamente.

  • A. Área.
  • B. Genética.
  • C. Possível.
  • D. Desenvolvído.
  • E. Além.

Assinale a alternativa correta em relação à acentuação dos pares.

  • A. Impacto – impactânte.
  • B. Possíveis – possibilidádes.
  • C. Tolerânte – tolerância.
  • D. Problema – problemático.
  • E. Neurótico – neuróse.
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