Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
No poema (Texto II), o termo
"ou" (verso 7) indica exclusão.
"este" (verso 7) pressupõe uma referência feita anteriormente.
"todas elas" (verso 17) expressa uma idéia de parcialidade.
"mesmo" (verso 25) denota inclusão.
"ainda" (verso 28) exprime ressalva.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 12.
São formadas por processos diferentes as palavras
"perigosamente" (linha 1) / "totalitarismo" (linha 5).
"desautoriza" (linha 16) / "internacional" (linha 21).
"pseudolibertária" (linha 23) / "neoconservadorismo" (linha 26).
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 12.
Expressam, no texto, a mesma idéia as palavras"mais", em "a mais perigosamente infundada" (linha 1) e "mais", em "há mais de duas décadas no poder" (linhas 12 e 13).
"como", em "como regime de governo contemporâneo por excelência" (linha 2) e "como", em "Eis como o neoconservadorismo" (linha 26).
"ainda", em "cerca de 3,5 bilhões de pessoas [ ] ainda vivem" (linha 5) e "ainda", em "Há ainda regiões" (linha 16).
"para", em "pouco alvissareiras para os preceitos democráticos consagrados." (linha 9) e "para", em "para substituí-los por outros similares." (linha 18).
"que", em "disseminando uma cantilena pseudolibertária que utiliza os poderios militar e financeiro" (linha 23) e "que", em "Carente de ameaças que a corroborem" (linha 24).
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 14 a 20.
Sobre as sintaxes de concordância e de regência usadas no texto, é correto afirmar:
Os substantivos "prova" (linha 6) e "busca" (linha 21) aparecem com complementos regidos pela preposição "de", que, em ambos os casos, poderia ser substituída por "a" ou "contra", sem prejuízo de qualquer natureza.
A forma verbal "criou" (linha 9) está no singular, concordando com o núcleo do sujeito a que se liga, a palavra "linhagem" (linha 9), mas poderia estar no plural, para concordar com a expressão "de peixes" (linha 9).
A forma verbal "precisavam" (linha 24) apresenta-se com a mesma regência que "deu" (linha 25).
As formas verbais "queriam" (linha 24) e "queriam" (linha 25) foram empregadas com regências diferentes.
As formas verbais "Dizem" (linha 30) e "especulam" (linha 31) estão no plural pela mesma razão.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Há uma afirmação correta sobre o termo transcrito do Texto I na alternativa
""a"", no fragmento "em toda a face da Terra" (linha 2), por ter valor expletivo, pode ser retirado do contexto, sem prejuízo de qualquer natureza.
""em virtude de [as]", no trecho "em virtude das novas condições técnicas" (linhas 3 e 4), possui o mesmo valor semântico que "graças a [a]", em "graças à confusão dos espíritos" (linhas 16 e 17).
""a"", em "a do dinheiro e a da informação" (linha 8), nas duas ocorrências, resgata a palavra "emergência" (linha 7).
""mais", em "mais facilmente aceitos" (linha 16), é um indicador de quantidade.
""também", no fragmento "o que também constitui uma incitação" (linha 23), denota conclusão.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
I. "o que também constitui uma incitação" (Texto I, linha 23)
II. "a que adotem, em seus comportamentos ordinários, práticas" (Texto I, linhas 24 e 25)
A análise das orações em destaque permite concluir:
Têm caráter restritivo.
Equivalem a um substantivo.
São estruturalmente diferentes.
Completam o sentido de um nome.
Enfatizam uma particularidade do termo que as antecede.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em relação ao Texto I, a alternativa em que há correspondência entre o termo destacado no fragmento transcrito à esquerda e a função sintática que ele exerce, indicada à direita, é a
"O mundo torna-se unificado" (linhas 2 e 3) - complemento do verbo.
"Influenciando o caráter das pessoas." (linhas 13 e 14) - complemento do nome.
"Dentro desse quadro, as pessoas sentem-se desamparadas," (linhas 22 e 23) - modificador do verbo.
"Há um verdadeiro retrocesso quanto à noção de bem público e de solidariedade, do qual é emblemático o encolhimento das funções sociais" (linhas 26 a 28) - modificador do nome.
"enquanto se amplia o papel político das empresas na regulação da vida social." (linhas 30 e 31) - paciente da ação verbal.
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