Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.

No trecho “O que já havia sido deflagrado nos anos 90 do século XX pela comunicação via email, por mensageiros eletrônicos e pela cultura escrita dos blogues, com as redes sociais foi elevado à enésima potência” (l.9 a 12), as vírgulas foram empregadas com a finalidade de separar termos coordenados entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 5 a 10.

A correção gramatical bem como as informações originais do texto seriam mantidas caso o período “As vítimas das agressões pessoais viram desprotegidas a paz e a segurança, direitos sagrados da cidadania.” (R.5-6) fosse reescrito da seguinte forma: As pessoas agredidas viram-se desprotegidas em sua paz e segurança — prerrogativas legais consagradas da cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.

Na linha 15, o uso do sinal indicativo de crase em “à concisão” deve-se à regência do substantivo “contribuição” e à presença do artigo feminino determinando “concisão”.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com relação às ideias e a aspectos gramaticais desse texto, julgue os itens de 6 a 10.

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se suprimisse a vírgula antes da conjunção “mas” (l.2).

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta em relação aos aspectos linguísticos do texto.

  • A. Seriam mantidos o sentido original do texto e sua correção gramatical caso o pronome “o”, em “e daí avante o observei, sem cessar” (l.17 e 18), fosse substituído por lhe.
  • B. A forma verbal “Sucedia” (l.20) está empregada, no texto, no sentido de Seguir-se.
  • C. Nas linhas 2 e 3, as orações “estudar”, “como se estuda” e “que tenho estudado” não possuem o mesmo sujeito.
  • D. O pronome “nele” em “Eduquei nele o meu cérebro” (l. 18) faz referência ao termo “trabalho” (l.13).
  • E. No trecho “Muitas vezes me mandava meu pai volver ao leito” (l.21 e 22), a expressão “meu pai”, que exerce a função de complemento da forma verbal “mandava”, é o agente da forma verbal “volver”.

Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.

Os trechos “a tendência à escrita a textos enxutos” (l.16), “um ato solitário” (l.22 e 23) e “discursos de improviso” (l.27) desempenham a mesma função sintática nas orações em que estão inseridos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao emprego da vírgula, assinale a opção correta.

  • A. Sem prejuízo da correção gramatical do texto ou de seu sentido original, a vírgula empregada em “Escuta, papel” (l.13) poderia ser suprimida.
  • B. O emprego da vírgula em “Quando sentires que insisto nessa nota, esquiva-te da minha mesa” (l.7 e 8) é obrigatório, uma vez que a vírgula isola uma oração adverbial deslocada.
  • C. A oração introduzida pela conjunção “mas”, em “Tempo sobra-me, mas tu sabes que é ainda pouco para mim mesmo” (l.16 e 17), classifica-se como oração subordinada adverbial, o que justifica o emprego da vírgula logo após “sobra-me”.
  • D. No trecho “tu sabes que é ainda pouco para mim mesmo, para o meu criado José, e para ti” (l.16 e 17), as vírgulas foram empregadas para separar elementos de uma enumeração que exercem, a função de complemento verbal no período.
  • E. No primeiro período do texto, o emprego das vírgulas que isolam o trecho “amigo papel” deve-se à repetição do termo “papel”.

Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.

Os referentes do pronome “seus”, presente nas linhas 20 e 27, são, respectivamente, “usuários” (l.19) e “os internautas” (l.26).

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca de aspectos linguísticos do texto.

  • A. O pronome “te” exerce a mesma função sintática em ambas as ocorrências, em “sem tempo de te reduzir a cinzas” (l.3 e 4) e em “A janela aberta te mostrará um pouco de telhado” (l.8 e 9).
  • B. Caso o narrador optasse pela forma de tratamento você para se referir ao “Papel” (l.1), o trecho “Quando sentires que insisto nessa nota, esquiva te da minha mesa, e foge” (l.7 e 8) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Quando você sentir que insisto nessa nota, esquiva te da minha mesa, e foge.
  • C. A forma pronominal “la”, em “Quero estudá-la se tiver ocasião” (l.15 e 16), refere-se a “certa feição de espírito” (l.14).
  • D. O elemento “que” recebe a mesma classificação em “não recolhas tudo o que escrever esta pena vadia” (l.1 e 2) e em “podem cuidar que te confio cuidados de amor” (l.5 e 6).
  • E. Na linha 2, a expressão “esta pena vadia” exerce a função da forma verbal “escrever” (l.1).

Em relação à interpretação do texto e às estruturas linguísticas usadas, assinale a opção correta.

  • A. Seriam preservados o sentido original do texto e sua correção gramatical caso o trecho “Penso que existe (...) da literatura e da imaginação” (l.4 a 6) fosse reescrito da seguinte forma: Só através de relatos de outros, da literatura e da imaginação, penso haver uma coleção de saudades lotada de imagens do que foi vivido.
  • B. A correção gramatical e o sentido do texto seriam mantidos caso fosse empregado sinal indicativo de crase no “a” que introduz o vocábulo “condição”, na linha 30.
  • C. A oração “já que não virei cantora” (l.36) expressa uma condição relativa à ideia expressa pela oração “espero um dia escrever alguma coisa à altura delas” (l.37 e 38).
  • D. Seria mantida a correção gramatical do texto caso o trecho “As canções (...) nascer” (l.32 a 35) fosse reescrito da seguinte forma: Numa gambiarra genial, as canções juntaram um monte de pontas soltas desde antes de eu nascer, além de terem ampliado o meu tempo e de terem transcendido o presente.
  • E. Dado seu caráter adverbial, na linha 2, o vocábulo “mesmo” poderia ser deslocado para imediatamente após a forma verbal “ser”, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...