Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que os fragmentos incluídos nas opções abaixo constituem trechos de texto adaptado da Gazeta do Povo (PR) de 4/3/2014, assinale a opção em que o fragmento está de acordo com as exigências gramaticais da escrita da língua portuguesa.
Em relação ao texto I acima, julgue (C ou E) os itens seguintes.
Entre as funções das aspas, está a de salientar o sentido figurado de uma expressão, isolando na frase o termo desejado. Clarice Lispector se vale desse recurso ao explicar que sempre conservou uma aspa à esquerda e outra à direita de mim (l.4), além de se declarar satisfeita em projetar Essa imagem de mim entre aspas (l.14).Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em relação ao poema acima, julgue (C ou E) os itens subsequentes.
Em aposto no oposto de meu sim (v.14), a função da palavra aposto, tal como se lê no verso, é especificar ou explicar um elemento do texto.Considerando que os fragmentos incluídos nas opções abaixo constituem trechos de texto adaptado da Zero Hora de 3/3/2014, assinale a opção em que o fragmento está gramaticalmente correto em relação ao emprego dos sinais indicativos de crase.
Com referência a aspectos linguísticos do texto acima, julgue (C ou E) os itens subsecutivos.
No trecho Se a gente não cuida (...) de altos e baixos (l.5-8), o emprego de um ponto e vírgula após o vocábulo apenas, no lugar da vírgula, marcaria o final do primeiro período e o início da oração que se segue, mantendo-se a correção gramatical e favorecendo-se a compreensão do trecho.Com referência a aspectos linguísticos do texto acima, julgue (C ou E) os itens subsecutivos.
Em Como foi possível viver tanto tempo assim? (l.24), o termo assim, empregado como recurso de ênfase, poderia ser retirado do trecho, sem prejuízo para o contexto.Assinale a opção correta acerca das comunicações oficiais.
Com relação aos aspectos morfossintáticos do texto, julgue (C ou E) os seguintes itens.
O emprego de concebera (l.8), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo, justifica-se, no texto, como traço estilístico da linguagem culta formal, visto que, em normas estritamente gramaticais, não há respaldo para esse uso.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...