Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
A expressão que for (l.20) pode ser suprimida do texto sem prejuízo da correção gramatical.O casal Aurélia e Seixas ajusta-se perfeitamente ao estereótipo do par amoroso idealizado pelo Romantismo brasileiro.
A referência ao dinheiro, em Senhora, deve ser compreendida como metáfora que revela ao leitor a intensidade do amor de Fernando Seixas por Aurélia.
O ideal do amor cortês de origem medieval predomina em Senhora, pela expressão de submissão do vassalo enamorado às ordens e caprichos de sua senhora.
A cena retratada no fragmento sintetiza tema característico dos romances urbanos românticos: o arrebatamento causado pelo amor, que determina a ação dos personagens.
A influência do Romantismo europeu, que questionava as relações sociais burguesas mediadas pelo dinheiro, é perceptível em Senhora.
Acerca das ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
O trecho O papel do Estado, para isso, é fundamental, na medida em que dispõe das ferramentas necessárias à promoção de políticas públicas que combatam desigualdades em vários níveis (l.8-11) poderia ser reescrito, preservando-se a correção gramatical e as ideias originais do texto, da seguinte forma: Para isso, o papel do Estado é fundamental, porque ele conta com as ferramentas necessárias para promover políticas públicas para combater desigualdades em vários níveis.
A respeito das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 1, a substituição da forma verbal Existem por haverão manteria a correção gramatical do período e não prejudicaria a coerência textual dado o emprego do subjuntivo pratiquem.Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O segmento "que já haviam contratado o serviço" (l.12-13) tem natureza restritiva.
A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 6.
No último parágrafo, a inserção de vírgula logo após atividade (l.38) preservaria o sentido original do texto e a correção gramatical do período.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes quanto a sentidos, estruturas e aspectos linguísticos do texto acima.
Os vocábulos Tanzânia, necessário e benefícios são acentuados pela mesma regra gramatical.
A poesia social do Arcadismo brasileiro sofreu influência do Iluminismo europeu, mas não chegou a repercutir nos movimentos nacionalistas posteriores que culminaram na Independência em 1822.
As Cartas Chilenas situam-se no panorama da literatura árcade brasileira como exemplo de obra em que predomina a visão utópica dos nativistas, transfiguradores da realidade concreta do país.
Os poetas árcades brasileiros, apesar de escreverem obras de teor crítico à situação política da época, mantiveram-se distantes das ações concretas contra o domínio português.
A literatura brasileira, desde o período árcade, foi uma literatura de dois gumes, porque tanto impôs os padrões culturais europeus, quanto revelou as contradições da colonização.
O fracasso da Inconfidência Mineira evidencia a imaturidade dos eruditos brasileiros, que, à época, não estavam aptos a compreender as profundas desarmonias entre colônia e metrópole.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.
O emprego do acento gráfico em política, veículo e público deve-se à mesma regra de acentuação gráfica.
No que se refere às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 17.
O trecho seja natural, seja artificial (l.6) poderia ser substituído por ora natural, ora artificial, mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...