Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao texto acima, julgue os itens de 5 a 9.
A palavra sonegado (l.9) está sendo empregada com o sentido de reduzido, diminuído.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo como o Manual de Redação da Presidência da República.
Em comunicação oficial do SERPRO encaminhada ao ministro da Fazenda, as expressões Vossa Excelência e Senhor Ministro constituem, respectivamente, a forma de tratamento e o vocativo adequados para dirigir-se ao destinatário.
Acerca do texto acima, julgue os itens que se seguem.
No segundo parágrafo, o autor enumerou termos ligados à ideia de modernidade que poderiam, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, ser separados por vírgula.Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto ao lado, de Adriano C. F. Amorim.
A forma verbal variam (l.23) está empregada no plural para concordar com os nomes formas e mecanismos, na linha 22.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em cada uma das opções a seguir, é apresentado fragmento de texto adaptado do sítio www.pedagogiaemfoco.pro.br. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.
Quem é bom professor dialoga com os colegas e pede conselhos quando têm problemas com os alunos. Ser professor é aprender constantemente, com os alunos e com os colegas que, já viveram situações semelhantes.
O bom professor tem um conceito positivo de si mesmo e de seu trabalho, faz o que gosta, gosta do que faz e se sente realizado por que é professor. Sabe mostrar ao aluno a beleza e o poder das ideias.
O bom profissional do ensino busca as possibilidades de fazer boas coisas diante da adversidade, em vez de procurar as excelentes razões para se desculpar por não havê-la feito. Não se contamina pelo pessimismo dos outros, em vez disso, ele cria uma ilha de otimismo em torno de si.
Aquele que é bom professor tem sempre expectativas positivas a cerca de seus alunos. Já foi demonstrado que os alunos fracassam quando o professor acha que vão fracassar. Portanto, não é bom culpá-los pelo fracasso, pois só atrapalha.
O bom professor consegue que seus alunos participem ativamente da aula. Educação não pressupõe movimento de imposição da vontade de uns sobre os outros. Aprender é um processo ativo, durante o qual o aluno trabalha intelectualmente tanto quanto o professor.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
Sem prejuízo das ideias do texto, as palavras clivagem (l.7) e influxo (l.13) poderiam ser substituídas, respectivamente, por rivalidade e ataque.
Em relação às informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A correção gramatical e as informações originais do texto são mantidas com a substituição do termo Existiam (l.10) por Haviam.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo como o Manual de Redação da Presidência da República.
Expedientes como o ofício, que visam à comunicação interna de um órgão, em geral, têm caráter urgente, razão por que a revisão de seu texto, ainda que recomendável, não é obrigatória.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os próximos itens.
Dada a definição do princípio da não autoincriminação como o direito de o acusado não produzir provas contra si próprio em processo penal, é correto afirmar que o emprego da vírgula imediatamente após autoincriminação (l.4) é obrigatório.Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados do sítio http://www.todospelaeducacao.org.br/, que constituem, em seu conjunto, um texto. Assinale a opção em que o fragmento apresenta-se gramaticalmente correto.
Divididos de acordo com o nível de dificuldade de aprendizagem, os alunos participaram de jogos que exigiam cálculos matemáticos, como boliche, dados e argolas. Ao término de cada jogo, os alunos socializavam suas opiniões e registrava aquilo que havia achado mais fácil ou mais difícil no jogo, sempre justificando as respostas, explica Luciane.
Após proporcionar os alunos esse primeiro contato com os cálculos matemáticos, Luciane preparou uma segunda etapa composta por atividades em dupla, que os alunos tinham de trocar ideias sobre suas estratégias para resolver situaçõesproblema, também envolvendo os jogos.
No início foi difícil fazê-lo expressar a forma como pensavam, mas, no decorrer das aulas, foram ficando cada vez mais à vontade, conta. Por fim, a última etapa da sequência consistiu na elaboração, por parte dos alunos, de problemas envolvendo os jogos aprendidos. A ideia de Luciane garantiu a ela o Prêmio Educador Nota 10.
No início do ano letivo de 2012, um grande desafio esperava pela professora Luciane Fernandes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Raimundinho, em Marabá, interior do Pará: entre os trinta e quatro alunos de uma turma de 4.º ano, trinta não dominava os conhecimentos matemáticos adequados a série.
Ao assumir a turma, Luciane elaborou uma avaliação diagnóstica para compreender o desnível de conhecimento entre os estudantes. Por meio de uma atividade que envolvia problemas, a professora conseguiu mapear três perfis de alunos e criou, a partir do uso de jogos, uma sequência didática para vencer as dificuldades apresentadas.
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