Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Assinale a opção correta a respeito da função das comunicações oficiais.

  • A.

    O memorando é uma forma de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação interna.

  • B.

    Uma das finalidades da exposição de motivos é apresentar, nos diversos setores do serviço público, projetos e ideias a serem implementados.

  • C.

    Uma das principais finalidades do expediente de comunicação denominado mensagem é convocar extraordinariamente o Congresso Nacional.

  • D.

    O e-mail pode ser empregado como correspondência oficial para transmissão de informações, desde que não haja documentos anexados à mensagem.

  • E.

    Tanto o aviso quanto o ofício abordam assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública e entre os órgãos da administração pública e terceiros.

Com base no texto acima e na norma gramatical, julgue os itens de 9 a 15.

No primeiro parágrafo, coerentemente com o emprego da oração “como todo mundo sabe” (l.2), que expressa uma generalização, poderia ter sido empregado, em vez do ponto final, o sinal de dois-pontos após a expressão “de duas partes”, seguido da seguinte estrutura: o hardware, literalmente “equipamento duro”, e o software, “equipamento macio”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do uso de sinais de pontuação logo após o texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O contexto permite inferir que, no título, o destaque empregado na palavra “dragão” indica que esse termo foi tomado emprestado de outro contexto linguístico, ou seja, de outra área de conhecimento.

  • B.

    A correção gramatical do texto seria mantida, caso se inserisse uma vírgula logo após o vocábulo “pesquisadores” (l.1).

  • C.

    Na linha 3, a vírgula empregada entre “Conde Drácula” e “na Romênia” poderia ser retirada sem prejuízo para os sentidos e a sintaxe do texto.

  • D.

    O sinal de dois-pontos poderia substituir corretamente o ponto no final do primeiro parágrafo.

  • E.

    Os travessões empregados no trecho “— Esse achado adiciona mais uma peça ao quebra-cabeça da história evolutiva —, destaca Kellner” (l.13-14) poderiam ser substituídos por aspas, o que manteria a correção gramatical desse trecho.

Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto ao lado, de Adriano C. F. Amorim.

Seriam preservadas as ideias originais e a correção gramatical do texto, caso o período “Essa prática (...) atores sociais” (l.27-29) fosse reescrito da seguinte forma: Essa prática revela-nos uma nova concepção de Estado que se aproxima e incorpora a sociedade por meio de atores sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso a vírgula imediatamente após o termo “quais” (l.25) fosse substituída pelo sinal de dois-pontos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens consecutivos, a respeito do texto acima.

A correção gramatical do período ficaria prejudicada com a substituição de “Ao clicar” (l.3) por Quando clicar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao tipo de linguagem adequado a um expediente oficial, assinale a opção correta.

  • A.

    O redator de um expediente oficial deve utilizar todos os recursos convenientes para que o texto seja compreendido. Na hipótese de o destinatário da comunicação oficial ser pessoa com baixo grau de escolarização, por exemplo, pode-se empregar linguagem coloquial.

  • B.

    Os textos oficiais devem ser redigidos conforme a norma padrão da língua, isto é, devem primar pelo preciosismo, por meio do emprego de linguagem rebuscada e polida.

  • C.

    O tipo de linguagem empregado em comunicações oficiais é denominado padrão oficial de linguagem.

  • D.

    Em geral, a linguagem empregada em comunicações oficiais deve ser própria do meio em que circula, isto é, restrita aos seus usuários.

  • E.

    O emprego imotivado de linguagem técnica deve ser evitado em correspondências oficiais.

O sinal de dois-pontos empregado na linha 3 introduz

  • A.

    um comentário que reproduz o senso comum dominante.

  • B.

    uma opinião pessoal do autor do texto.

  • C.

    a transcrição de fala de personagem citado no texto.

  • D.

    uma frase de efeito.

  • E.

    um trecho que encerra explicação de termo anterior.

Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto ao lado, de Adriano C. F. Amorim.

A coerência e a correção gramatical do texto seriam prejudicadas caso o trecho “De forma semelhante (...) grandes empresas privadas” (l.13-14) fosse reescrito da seguinte forma: De forma semelhante, as grandes empresas privadas desenvolvem universidades corporativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.

O trecho “apresentar a moderação, ou bom senso, como a virtude suprema” (l.2-3) poderia ser corretamente reescrito, sem prejuízo do sentido do texto, da seguinte forma: apresentar a moderação, ou seja, o bom senso, como a virtude suprema; assim como o segmento “dever de respeitar a promessa feita, ou de cumprir o contratado” (l.14-15) poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: dever de respeitar a promessa feita, isto é, de cumprir o contratado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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