Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens, relativos à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.

Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

Sem provocar erro gramatical, a forma verbal “aumentaria” (l.6) poderia ser flexionada no plural, passando a concordar com o antecedente “serviços” (l.5).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a correspondência oficial.

O fecho de uma correspondência para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior deve ser: Renovo meus protestos da mais alta estima e consideração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens, relativos à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.

No documento oficial em questão, verifica-se a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto e também da medida que deve ser tomada ou do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema.

  • C. Certo
  • E. Errado

A vírgula logo após “2013” (l.1) foi empregada para isolar adjunto adverbial anteposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Na linha 28, em “sua autoexpulsão do sistema educacional”, o termo “sua” retoma a expressão “do aluno”, e o vocábulo “autoexpulsão”, no contexto, remete à possibilidade de o aluno abandonar a escola quando convencido de ser aluno-problema, ou seja, quando se julga culpado pelo próprio fracasso escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a correspondência oficial.

A forma de tratamento Vossa Eminência é reservada às autoridades do Poder Legislativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na organização das ideias e na estruturação linguística do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Não haveria alteração sintática do texto nem prejuízo à sua correção gramatical, caso o ponto-final imediatamente antes do conectivo “Mas”, no trecho “protegidos por lei. Mas esses dias” (l.13) fosse substituído por vírgula, da seguinte forma: protegidos por lei, mas esses dias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir os travessões (l.7 e 8) por vírgulas ou parênteses.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Manteria a correção gramatical do texto a seguinte reescrita do trecho “Na mídia e em reuniões cotidianas, (...) uma solução definitiva” (l.15-17): São discutidos, tanto na mídia quanto em reuniões cotidianas, os motivos da baixa frequência escolar, problema para o qual parece não haver, ainda, uma solução definitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
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