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Considerando o exemplo de memorando acima apresentado, julgue os itens de 26 a 30, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Utilizado para comunicação interna, o documento apresentado deveria ser um ofício, e não um memorando.
No que se refere às características das comunicações oficiais, previstas pelas normas de redação oficial, julgue os itens 19 e 20.
Nas comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, o emprego do vocativo segue rito e tradições próprios, disciplinados em manual do Ministério das Relações Exteriores.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.
A forma verbal mostrou (l.5) está no singular porque concorda com a expressão Instituto Paulo Montenegro (l.4-5).
Ainda com relação ao texto apresentado, assinale a opção correta, considerando as características das comunicações oficiais.
Justifica-se o uso do vocativo Excelentíssimo Senhor Secretário por se tratar de documento dirigido à autoridade máxima de órgão da administração pública estadual.
No documento apresentado, são respeitadas as regras gramaticais do padrão culto da língua portuguesa, uma das exigências relativas à linguagem empregada nas comunicações oficiais.
O emprego da forma de tratamento Vossa Excelência para se dirigir ao secretário de estado de governo está inadequado, pois apenas os chefes dos poderes podem ser tratados dessa forma.
O fecho Cordialmente deveria ser substituído por Atenciosamente.
Considerando o exemplo de memorando acima apresentado, julgue os itens de 26 a 30, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
No campo de endereçamento do envelope utilizado para encaminhamento do documento apresentado, deve constar a expressão Ao Senhor.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das diferenças e das semelhanças entre as seguintes modalidades de redação oficial: ofício, aviso e memorando.
O ofício, o aviso e o memorando seguem, com relação à forma, o que se denomina padrão ofício; uma característica que os diferencia é a finalidade.
Com base no documento apresentado e nos conceitos de redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.
O convite ao secretário deveria ter sido encaminhado por memorando, principal tipo de documento utilizado atualmente pela administração pública, por seu baixo custo e celeridade.
Por se tratar de uma comunicação entre poderes, o presidente da Câmara de Vereadores deve encaminhar, anexa ao ofício, uma exposição de motivos com o resumo da audiência pública e com uma justificativa detalhada da necessidade da presença do secretário na reunião.
Dada sua finalidade, a mensagem também poderia ter sido utilizada pelo presidente da câmara dos vereadores para convidar o secretário de estado para a reunião.
O conteúdo do documento acima está adequado para um ofício, já que se trata de comunicação oficial entre diferentes órgãos da administração pública.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das diferenças e das semelhanças entre as seguintes modalidades de redação oficial: ofício, aviso e memorando.
O ofício é um documento produzido para comunicação entre autoridades da administração pública de diferentes hierarquias e com particulares; o aviso é expedido apenas por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia; e o memorando, documento oficial interno de um órgão, pode ser emitido para comunicação entre autoridades de diferentes hierarquias.
O segmento Contando (...) despedimo-nos, no segundo parágrafo, é exemplo de fecho recomendado para correspondências oficiais.
O texto contraria as regras da escrita formal padrão no que se refere à estrutura sintática e à pontuação.
O texto é inadequado, por não atender aos requisitos de clareza, objetividade e concisão exigidos para a redação de expedientes oficiais.
Trata-se de texto formal, impessoal, claro e coeso, conforme as regras para redação de correspondências oficiais.
O texto caracteriza-se pela objetividade e impessoalidade.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das diferenças e das semelhanças entre as seguintes modalidades de redação oficial: ofício, aviso e memorando.
No memorando, no aviso e no ofício, a presença do vocativo é imprescindível e, neste último, o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa.
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