Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), o aviso e o ofício são

  • A. modalidades de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
  • B. instrumentos de comunicação oficial entre os chefes dos poderes públicos.
  • C. documentos que compartilham a mesma diagramação, uma vez que seguem o padrão ofício.
  • D. expedientes utilizados para o tratamento de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública e particulares.
  • E. correspondências usualmente remetidas por particulares a órgãos do serviço público.

Tendo o documento hipotético apresentado como referência inicial, julgue os itens a seguir, com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

Em eventual documento encaminhado ao reitor da Universidade de Brasília em resposta ao documento apresentado, o fecho adequado seria Respeitosamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.

A correção gramatical e as ideias do texto seriam preservadas, caso se inserisse, entre vírgulas, o trecho entre elas, Max Planck logo após a expressão “pessoas cultas” (l.19).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.

O uso de travessões no segundo parágrafo indica mudança de interlocutores no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.

As vírgulas empregadas nos trechos “haviam descoberto os raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade” (l. 5 e 6) e “inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o pequeno erg” (l. 7 e 8) separam termos que exercem funções sintáticas distintas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto CG1A01BBB, a partícula “se” foi empregada para indeterminar o sujeito em

  • A. “se pensa” (l.11).
  • B. “se considera” (l.12).
  • C. “associar-se” (l.15).
  • D. “definiu-se” (l.25).
  • E. “se deve destacar” (l.11).

Julgue os seguintes itens, a respeito de aspectos linguísticos do texto I.

A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados, caso se substituísse o trecho “lembrei-me de que” (l.18) por lembrei que.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito de aspectos linguísticos do texto I.

A forma verbal “teria” (l.2) está flexionada na terceira pessoa do singular, para concordar com “apartamento” (l.1), núcleo do sujeito da oração em que ocorre.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito de aspectos linguísticos do texto I.

Seria mantida a correção do texto caso o trecho “onde caberiam” (l.6) fosse substituído por que caberia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito de aspectos linguísticos do texto I.

No período “Tanto que, quando (...) momento de hesitação” (l. 13 a l. 15), o emprego de todas as vírgulas deve-se à mesma regra de pontuação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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