Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
é uma forma de caracterizar como involuntária a culpa do recorrente.
está relacionada à ideia de eleição e vigilância.
diz respeito à culpa do Estado que escolhe mal seus contratados e não os fiscaliza.
deixa subentendida a ideia de que o recorrente não é servidor público.
atenua a culpa do recorrente em relação ao delito.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
A impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem garantem a clareza textual, pois evitam que haja ambiguidade no texto.
Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
Emprega-se a vírgula logo após (spam) (l.12) para isolar a expressão de natureza explicativa que se segue a esse termo.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Para responder às questões de 30 a 33, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.
Em outras palavras, como poderíamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, é o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Estaria o autor sugerindo que, em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.
Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.Como poderíamos explicar o fato de que, em outras palavras, um texto que, aborda a rivalidade entre autor e revisor, entre outros temas, acaba levando a melhor o revisor subversivo? Estaria o autor sugerindo que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.
Poderíamos explicar o fato de um texto que, entre outros temas, aborda, em outras palavras, a rivalidade entre autor e revisor, onde o revisor subversivo acaba levando a melhor? Estaria sugerindo o autor que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não exatamente.
Em outras palavras, como se explicar que é o revisor subversivo que acaba levando a melhor em um texto em que, entre outros temas, é abordada a rivalidade entre autor e revisor? Estaria o autor sugerindo que abra mão, em algum nível subterrâneo, da autoridade e dos direitos associados, geralmente, à autoria? Não, exatamente.
Como, em outras palavras, poderíamos explicar o fato de que, entre outros temas, um texto do qual acaba levando a melhor o revisor subversivo da rivalidade entre autor e revisor? Estaria sugerindo que o autor abra mão, em algum nível subterrâneo da autoridade e dos direitos associados à autoria geralmente? Não, exatamente.
Em outras palavras, como poderíamos explicar, o fato de, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, ser o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Em algum nível subterrâneo, estaria o autor sugerindo que, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Exatamente não.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 1 a 10, relativos ao texto acima.
O trecho em conjunto com a economia e com o bem-estar da sociedade local (l.27-29) é complemento do termo nominal compreensão (l.26).
Assinale a opção correta no que se refere a elementos constitutivos de frases, orações e períodos do texto.
Na linha 29, os termos o governo e a oposição exercem a função de sujeito da oração a que pertencem.
A oração que precede o seu projeto de reforma administrativa (l.4-5) e a locução do seu projeto de reforma administrativa (l.17-18) esclarecem a significação do termo antecedente relatório (l.4 e 17).
No período Ora, nem a reforma do Sr. Luciano se efetuará, nem a reforma do Sr. Sampaio se realizará (l.25-26), o emprego do pronome se, nas duas ocorrências, é exemplo de repetição de elemento gramatical como recurso de ênfase.
Em suas duas ocorrências, as formas verbais Registremos (l.1 e 14) e Vamos guardá-la (l.2 e 15), equivalentes no que se refere a tempo verbal, introduzem enunciados que expressam ordem.
O advérbio Aí (l.7) reforça a localização espacial dos elementos referidos pelo pronome demonstrativo esta, na expressão esta preciosa declaração (l.1), e evoca sinal gestual.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
De acordo com o MRPR, os fechos Atenciosamente e Respeitosamente são restritos a comunicações oficiais emitidas pelos Poderes Executivo e Judiciário.
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
O emprego de vírgulas na linha 4 justifica-se por isolar adjunto adverbial deslocado de sua posição padrão.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Para responder às questões de 30 a 33, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.
Então, se o enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, como poderíamos explicar a criação de um personagem revisor, explicitamente subversivo, e, ao mesmo tempo, tão bem-sucedido em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?
Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.O enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, e entre autor e revisor então, poderíamos explicar como a criação, ao mesmo tempo, de um personagem revisor, explicitamente subversivo é tão bem-sucedida em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?
Se, no enredo de Saramago, aparece tão claramente o interesse no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, então, como poderíamos explicar a criação de um personagem revisor, explicitamente subversivo e, ao mesmo tempo, tão bemsucedido em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?
Como poderia-se explicar a criação de um personagem revisor, explicitamente subversivo, e, ao mesmo tempo, tão bem-sucedido em suas investidas sobre os direitos e os privilégios autorais, então, se o enredo de Saramago parece, tão claramente, interessado no conflito subjacente, entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor?
Parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, o enredo de Saramago; então, como explicar, ao mesmo tempo, a criação de um personagem revisor, explicitamente subversivo tão bem-sucedido em suas investidas nos direitos e nos privilégios autorais?
A criação de um personagem revisor, explicitamente subversivo, tão bem-sucedido em suas investidas pelos direitos e pelos privilégios autorais ao mesmo tempo, como ser explicado, se o enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor?
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 1 a 10.
Prejudica-se o sentido original do texto ao se substituir a palavra propensão (l.22) por tendência.
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