Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    é uma forma de caracterizar como involuntária a culpa do recorrente.

  • B.

    está relacionada à ideia de eleição e vigilância.

  • C.

    diz respeito à culpa do Estado que escolhe mal seus contratados e não os fiscaliza.

  • D.

    deixa subentendida a ideia de que o recorrente não é servidor público.

  • E.

    atenua a culpa do recorrente em relação ao delito.

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

A impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem garantem a clareza textual, pois evitam que haja ambiguidade no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

Emprega-se a vírgula logo após “(spam)” (l.12) para isolar a expressão de natureza explicativa que se segue a esse termo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para responder às questões de 30 a 33, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.

Em outras palavras, como poderíamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, é o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Estaria o autor sugerindo que, em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.

Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

  • A.

    Como poderíamos explicar o fato de que, em outras palavras, um texto que, aborda a rivalidade entre autor e revisor, entre outros temas, acaba levando a melhor o revisor subversivo? Estaria o autor sugerindo que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.

  • B.

    Poderíamos explicar o fato de um texto que, entre outros temas, aborda, em outras palavras, a rivalidade entre autor e revisor, onde o revisor subversivo acaba levando a melhor? Estaria sugerindo o autor que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não exatamente.

  • C.

    Em outras palavras, como se explicar que é o revisor subversivo que acaba levando a melhor em um texto em que, entre outros temas, é abordada a rivalidade entre autor e revisor? Estaria o autor sugerindo que abra mão, em algum nível subterrâneo, da autoridade e dos direitos associados, geralmente, à autoria? Não, exatamente.

  • D.

    Como, em outras palavras, poderíamos explicar o fato de que, entre outros temas, um texto do qual acaba levando a melhor o revisor subversivo da rivalidade entre autor e revisor? Estaria sugerindo que o autor abra mão, em algum nível subterrâneo da autoridade e dos direitos associados à autoria geralmente? Não, exatamente.

  • E.

    Em outras palavras, como poderíamos explicar, o fato de, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, ser o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Em algum nível subterrâneo, estaria o autor sugerindo que, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Exatamente não.

 

Julgue os itens de 1 a 10, relativos ao texto acima.

O trecho “em conjunto com a economia e com o bem-estar da sociedade local” (l.27-29) é complemento do termo nominal “compreensão” (l.26).

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta no que se refere a elementos constitutivos de frases, orações e períodos do texto.

  • A.

    Na linha 29, os termos “o governo” e “a oposição” exercem a função de sujeito da oração a que pertencem.

  • B.

    A oração “que precede o seu projeto de reforma administrativa” (l.4-5) e a locução “do seu projeto de reforma administrativa” (l.17-18) esclarecem a significação do termo antecedente “relatório” (l.4 e 17).

  • C.

    No período “Ora, nem a reforma do Sr. Luciano se efetuará, nem a reforma do Sr. Sampaio se realizarᔠ(l.25-26), o emprego do pronome “se”, nas duas ocorrências, é exemplo de repetição de elemento gramatical como recurso de ênfase.

  • D.

    Em suas duas ocorrências, as formas verbais “Registremos” (l.1 e 14) e “Vamos guardá-la” (l.2 e 15), equivalentes no que se refere a tempo verbal, introduzem enunciados que expressam ordem.

  • E.

    O advérbio “Aí” (l.7) reforça a localização espacial dos elementos referidos pelo pronome demonstrativo “esta”, na expressão “esta preciosa declaração” (l.1), e evoca sinal gestual.

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

De acordo com o MRPR, os fechos “Atenciosamente” e “Respeitosamente” são restritos a comunicações oficiais emitidas pelos Poderes Executivo e Judiciário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

O emprego de vírgulas na linha 4 justifica-se por isolar adjunto adverbial deslocado de sua posição padrão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para responder às questões de 30 a 33, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.

Então, se o enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, como poderíamos explicar a criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo”, e, ao mesmo tempo, tão bem-sucedido em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?

Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

  • A.

    O enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, e entre autor e revisor então, poderíamos explicar como a criação, ao mesmo tempo, de um personagem revisor, explicitamente “subversivo” é tão bem-sucedida em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?

  • B.

    Se, no enredo de Saramago, aparece tão claramente o interesse no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, então, como poderíamos explicar a criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo” e, ao mesmo tempo, tão bemsucedido em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?

  • C.

    Como poderia-se explicar a criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo”, e, ao mesmo tempo, tão bem-sucedido em suas investidas sobre os direitos e os privilégios autorais, então, se o enredo de Saramago parece, tão claramente, interessado no conflito subjacente, entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor?

  • D.

    Parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, o enredo de Saramago; então, como explicar, ao mesmo tempo, a criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo” tão bem-sucedido em suas investidas nos direitos e nos privilégios autorais?

  • E.

    A criação de um personagem revisor, explicitamente “subversivo”, tão bem-sucedido em suas investidas pelos direitos e pelos privilégios autorais ao mesmo tempo, como ser explicado, se o enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor?

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 1 a 10.

Prejudica-se o sentido original do texto ao se substituir a palavra “propensão” (l.22) por tendência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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