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Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência à ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 21.
No trecho à suprema descoberta: a de que todos os males do homem (l.34-35), o elemento a exerce a função de aposto.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.
No texto, as palavras preservação (l.8) e conservação (l.9) são empregadas com sentido equivalente, portanto, as informações do período seriam mantidas se uma ocupasse o lugar da outra.
Com relação aos mecanismos de coesão do texto, julgue os itens subsequentes.
O conector pois (l.18) introduz ideia de consequência no trecho em que ocorre.Com inovações na forma e no conteúdo, a poesia pós-moderna rompeu a barreira do verso e da subjetividade na lírica do século XX. Tendo essa informação como referência, bem como o poema acima apresentado, julgue os itens que se seguem, acerca da poesia concreta.
Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari são os idealizadores do movimento concretista, que buscava a racionalidade e a produção gráfica da poesia.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere a aspectos morfossintáticos e semânticos do texto, assinale a opção correta.
Na oração que o governo popular (l.8), que expressa uma consequência, há elipse da forma verbal exige (l.7).
Os elementos menos (l.8) e outras (l.8) são modificadores de intensidade relacionados ao núcleo nominal virtudes (l.8).
Na oração a terceira é o pior de todos os governos (l.7), o verbo poderia ser suprimido e a vírgula, empregada no lugar dele, para indicar a elipse.
Na linha 7, se exige corresponde a é exigido.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 1 a 9.
A palavra extratar (l.22) é empregada, no texto, com o significado de ampliar, transcender, acrescentar.
Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 33, caso se insira, antes de caracterizado, o segmento que é, será necessário, para a manutenção da correção gramatical e do sentido do período, o emprego de vírgula após mundo.Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens consecutivos.
No trecho o Psicólogos do Trânsito, um grupo de jovens paulistanos, decidiu levar bom humor à rua (l.8-9), a forma verbal decidiu está no singular para concordar com seu sujeito: um grupo de jovens paulistanos.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Na linha 2, a flexão de plural em requerem justifica-se pelo emprego do plural em relações sociais.
Com inovações na forma e no conteúdo, a poesia pós-moderna rompeu a barreira do verso e da subjetividade na lírica do século XX. Tendo essa informação como referência, bem como o poema acima apresentado, julgue os itens que se seguem, acerca da poesia concreta.
A repetição de letras, um dos princípios linguísticos da poesia concreta, reforça o campo musical do poema, delineando sua estrutura formal.
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