Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto, julgue os itens de 16 a 20.
Na linha 17, estaria gramaticalmente correta a inserção de sinal de dois-pontos imediatamente após a palavra como.
Acerca das informações veiculadas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens que se seguem.
Caso a vírgula empregada logo após Brasil (l.2) fosse retirada, seria mantida a correção gramatical do texto.
No que se refere aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho pois se lhe repugnava a metafísica do nariz (l.10-11), a partícula se classifica-se como pronome reflexivo.
Os itens a seguir apresentam trechos de textos que poderiam fazer parte de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para compor esse tipo de correspondência.
Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não basta recursos; é necessário também de qualquer jeito promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.
Com relação ao texto acima, julgue os itens subsequentes.
A substituição do ponto final (R.1) por dois-pontos e a do travessão (l.3) por vírgula, com a devida alteração de maiúscula e minúscula, mantêm a correção gramatical do texto.
Os itens a seguir apresentam trechos de textos que poderiam fazer parte de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para compor esse tipo de correspondência.
Como é do conhecimento de Vossa Senhoria, foi lançada, em 2009, a Identidade Corporativa dos Correios, que tem como um de seus principais valores a sustentabilidade.
Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.
No texto, os pronomes eles (l.9), lhes (l.13) e eles (l.14) têm o mesmo referente.
Os itens a seguir apresentam trechos de textos que poderiam fazer parte de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para compor esse tipo de correspondência.
Com esse foco, na ECT desenvolvem diversos programas, com destaque para: Coleta seletiva solidária; Projeto Ecopostal; Educação ambiental Correios Solidariedade Expressa; Entrega de livros didáticos Papai Noel dos Correios; Fotografias de crianças desaparecidas nos telegramas; Patrocínio esportivo, entre outros.
Em relação às ideias e à estrutura linguística do texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma verbal foram (l.15) exemplifica um caso em que o verbo está no plural porque concorda com o predicativo.
No que se refere a aspectos gramaticais e formais do texto acima, julgue os itens seguintes.
Em comunicar-se melhor consigo e com outros povos, aprender novas técnicas. Enfim, ter acesso ao que de melhor... (l.21-23), a substituição do ponto final por uma vírgula, iniciando-se o advérbio com letra minúscula, manteria a correção gramatical do trecho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...