Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a aspectos estruturais do texto, julgue os itens subsequentes.

O trecho "o direito de oposição legal" (l.34-35) exerce a função de complemento da forma verbal "dar" (l.34).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as opções abaixo apresentam propostas de reescrita de trechos do texto indicados entre aspas, assinale a opção que, além de estar gramaticalmente correta, mantém o sentido original do texto.

  • A.

    “Então, a dúvida que permanece é: nossas escolas de fato cumprem essa tarefa?” (l.8-9): Sendo assim, permanece a dúvida em relação ao cumprimento efetivo dessa tarefa por parte das escolas.

  • B.

    ‘Nosso modelo educacional é muito segmentado, e os conhecimentos de línguas e matemática, por exemplo, são muito diferentes dos valores compreendidos durante a vida profissional’ (l.13-16): Nosso modelo educacional é deveras, fragmentado e os conhecimentos diferem bastante do que encontra-se na vida profissional.

  • C.

    “O despreparo dos jovens, portanto, é patente” (l.17): Entretanto, o despreparo dos jovens é patente.

  • D.

    ‘as escolas são desmotivadoras, oferecendo conteúdos específicos para que os alunos estejam preparados para o vestibular’ (l.37-39): as escolas de ensino médio desestimulam os alunos porque não priorizam tão somente a preparação para o vestibular.

  • E.

    ‘Todos os profissionais precisam saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe’ (l.44-45): São necessários aos profissionais saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe.

A partir do que afirma o texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

Por representar uma opinião especializada e oficial, um parecer constitui um documento de caráter coletivo, em que uma comissão ou um grupo de pareceristas emitem decisão fundamentada em relação a determinado questionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com relação às estruturas linguísticas do texto.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “vem” (l.22) fosse substituída por vêm, sendo estabelecida, assim, a concordância com o substantivo “trabalhadores” (l.21).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à organização dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O desenvolvimento das ideias no texto permite considerar mais de uma "relação de poder e status entre grupos" (l.1); por isso, estaria coerente e gramaticalmente correto iniciar o parágrafo empregando-se o plural, mediante a substituição do trecho "A relação de poder" (l.1) por As relações de poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao sentido do texto e aos seus aspectos linguísticos, assinale a opção correta.

  • A.

    O sujeito de “Requer” (l.6) retoma “o processo de formação dos futuros profissionais” (l.3-4).

  • B.

    O pronome “lhes” (l.6) refere-se a “jovens estudantes” (l.5).

  • C.

    O vocábulo ‘isso’ (l.20) retoma “O despreparo dos jovens” (l.17).

  • D.

    A expressão “tal tarefa” (l.29) refere-se a “o dever das escolas” (l.24).

  • E.

    O sujeito de ‘preparam’ (l.40) refere-se a “as escolas de ensino infantil e fundamental” (l.32).

A partir do que afirma o texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

O fragmento de nota técnica a seguir respeita os requisitos de impessoalidade e clareza e também o padrão culto da língua:

Para o magistrado, o ponto central da questão reside no momento que deve estar preenchido os requisitos legais para que o aprovado em concurso assuma o cargo, nesse caso, já existe pacificada a jurisprudência que tais requisitos somente podem ser exigidos no momento da posse.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.

O emprego do sinal indicativo de crase em “à vida social” (l.25-26) e “à vida coletiva” (l.27) é exigido por “atribuíveis” (l.25), no primeiro caso, e por “adequadas” (l.27), no segundo, e pela presença do artigo feminino, que, nos dois casos, restringe o substantivo “vida”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 9, as especificações expressas por “energético” e “ambiental” justificam o emprego do substantivo “campos”, no plural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à organização dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A expressão verbal "podem vir a adotar" (l.18) indica uma possibilidade e uma continuidade da ação que o simples uso de "adotar" não indicaria; por essa razão, as ideias de possibilidade e de continuidade seriam incorporadas a essa expressão, sem prejudicar as relações semânticas nem a correção gramatical do texto, se fosse usada a forma verbal viriam adotando.

  • C. Certo
  • E. Errado
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