Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a aspectos estruturais do texto, julgue os itens subsequentes.
A oração "embora rejeitados por muitos" (l.12-13) exerce função adverbial no período em que se encontra e é isolada por vírgulas por estar intercalada em outra oração.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da organização dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue os itens que se seguem.
Por meio da oração iniciada por "passando" (l.8), atribui-se uma causa para a dinâmica das interações sociais expressas nas orações iniciais do período.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O complemento da forma verbal considera (l.21) consiste em uma oração.
Julgue os próximos itens, acerca da estrutura do texto.
Na linha 16, o termo "previsões para o resultado de 2009" é sujeito da forma verbal "há".
Julgue os próximos itens, acerca da estrutura do texto.
A substituição da forma verbal "há" (l.16) por fazem mantém o sentido e a correção gramatical do período.
No texto V, as formas verbais "constringe-se" (l.14) e "constrangido" (l.22) podem ser substituídas, respectivamente, por constrange-se e constringido, sem que se altere o sentido dos períodos em que se inserem.
Com relação a aspectos estruturais do texto, julgue os itens subsequentes.
A oração "Seriam apurados os votos a favor, os contrários e o saldo de votos" (l.23-24) está na voz passiva.
Com relação ao poema apresentado, julgue C ou E.
Na última estrofe, a forma verbal "é" foi empregada como palavra de realce.
A respeito do texto acima e das suas estruturas linguísticas, julgue os itens que se seguem.
A palavra corriqueiras (l.4) está sendo empregada, no texto, com o sentido de violentas, arrasadoras.
Julgue os itens seguintes, relativos à organização das ideias no texto acima e aos seus aspectos gramaticais.
Na linha 10, a flexão de masculino em "necessário" estabelece concordância desse termo com "imaginário social"; no desenvolvimento da argumentação, essa relação sintática enfatiza "imaginário social" como o primeiro termo na comparação com "evolução" (l.11).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...