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Julgue os itens subsecutivos, acerca das estruturas linguísticas do texto.
A retirada dos advérbios eminentemente (l.2), extremamente (l.4) e exatamente (l.5) do texto provocaria incoerência na argumentação, apesar de a sua correção gramatical ser mantida.
A respeito das ideias e das estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 5, a substituição da flexão de singular em passa pela flexão de plural, passam, manteria a correção gramatical do texto, mas colocaria a ênfase em seis pessoas.
De acordo com as ideias apresentadas no texto, julgue os itens subsecutivos.
A explicação apresentada no primeiro período para o processo de ensino-aprendizagem estabelece um paralelo entre o sujeito e o objeto da gramática, em uma sentença na voz passiva, em que o sujeito (o professor) é paciente da ação verbal e o objeto (o aluno) é aquele que sofre a ação de ser formado.
A flexão de plural em constituem (l.17) mostra que o pronome que (l.17) concorda em número com coisas (l.16); mas seria igualmente correto e coerente usar-se aí a flexão de singular, constitui, caso em que o pronome concordaria com sequência (l.16).
Seriam mantidas a coerência e a correção gramatical do terceiro período sintático, se ele fosse iniciado da forma seguinte: Em uma segunda visão.
Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima apresentado, julgue os próximos itens.
O emprego de vírgula logo após obsoletos (l.9) justifica-se por isolar expressão com função adverbial.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.
No trecho Essa é uma das conclusões que se podem extrair (l.4-5), a concordância do verbo poder no singular manteria a correção gramatical do período.
Julgue os seguintes itens quanto a aspectos gramaticais do texto.
O verbo ter que ainda não recebeu aval das gramáticas é usado no verso citado (l.14) na acepção de haver, na qual ele é sempre impessoal.
Preservam-se as relações significativas entre os termos da oração, bem como a correção gramatical do texto, ao se reescrever o trecho pelos valores que lhe estão subjacentes (l.3-4) do seguinte modo: pelos valores que estão subjacentes ao desenvolvimento do mundo contemporâneo.
Com relação aos sentidos, aos aspectos gramaticais e à grafia de palavras do texto acima, julgue os itens que se seguem.
É possível a substituição de aos (l.3) por a sem prejuízo para a correção gramatical do trecho em questão.
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