Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Ofício n.º 111/2009/ATN

              Senhor Secretário Executivo,

1.                         Em atendimento a seu ofício de 22 de janeiro de 2008, informamos já ter sido autorizada a circulação de embarcações do mencionado calado no rio Tal-e-Tal.

     (...)

Considerando que o texto apresentado acima seja parte de um ofício, julgue os itens seguintes, com relação à elaboração de documentos oficiais.

A linguagem empregada no início do texto - "Em atendimento" - não é adequada ao padrão de um ofício porque desrespeita as regras gramaticais da língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.

  • A. Na linha 2, o sinal de dois-pontos depois de "portuguesa" introduz um esclarecimento para o "que faltou".
  • B. Na linha 5, o autor evita a repetição da preposição por ao usar o termo "mediante a", que estabelece relações significativas semelhantes.
  • C. Em "impõem-lhes" (l.13), o plural no verbo é exigido por "ruas" (l.12) e o plural no pronome átono é exigido por "sinuosidades" e "asperezas" (l.13).
  • D. Na linha 20, a flexão de singular em "manifesta" deve-se ao singular de "um fim".

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 46 a 55.

A forma verbal “mostram” (l.11) está no plural porque concorda com “Relações Exteriores” (l.10)

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

A substituição da expressão 'pode ser atingido' (l.4-5) por se pode atingir mantém a correção gramatical e as informações originais do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta a respeito do emprego da crase nas estruturas linguísticas do texto.

  • A.

    No segundo período do texto (l.3-5), mantêm-se as relações semânticas, bem como a correção gramatical, ao se inserir à antes de "ilusão" e antes de "aparência".

  • B.

    Tanto o uso da crase em "à realidade" (l.6-7) como da contração em "ao pensamento" (l.7) justificam-se pelas relações de regência de "idêntica" (l.6).

  • C.

    Nas linhas 12 e 13, preservam-se as relações de regência de "remetia", bem como a correção gramatical do texto, ao se inserir um sinal indicativo de crase em "a uma história".

  • D.

    A retirada do sinal indicativo de crase em "à possibilidade" (l.14-15) provocaria erro gramatical e incoerência nas ideias do texto, por transformar objeto indireto em objeto direto na oração.

Preservam-se a coerência do texto e o atendimento às regras gramaticais da língua portuguesa ao se inserir sinal indicativo de crase em

  • A.

    “a ciência e a tecnologia” (l.5): à ciência e à tecnologia.

  • B.

    “a dos direitos” (l.7-8): à dos direitos.

  • C.

    “as comunidades indígenas e as populações de origem africana” (l.13): às comunidades e às populações de origem africana.

  • D.

    “As desigualdades” (l.16): Às desigualdades.

  • E.

    “a raça” (l.16): à raça.

 

Com referência às ideias e à tipologia do texto, julgue os itens subsequentes.

Embora esteja empregada de modo correto, a palavra “rezam” (l.14) poderia ser substituída, sem prejuízo para o sentido e a correção gramatical do texto, por ditam ou por estabelecem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 91 a 95.

Embora a ênfase criada pela redundância no uso dos pronomes “se” e “si”, em “um sujeito que se situa a si e ao outro” (l.15-16), reforce a argumentação, a opção pelo emprego de apenas um deles — como, por exemplo, um sujeito que situa a si e ao outro — preservaria a clareza, a coerência e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísticas do texto.

  • A.

    Na linha 3, o termo "só é possível" indica que "ser" está empregado como verbo, não como substantivo, sinônimo de pessoa.

  • B.

    Preserva-se a correção gramatical do texto e torna-se a argumentação mais clara ao se inserir o pronome isso imediatamente antes de "têm uma realidade objetiva plena" (l.8-9).

  • C.

    Preserva-se a correção gramatical do texto e torna-se a argumentação mais clara ao se inserir o pronome isso imediatamente antes de "têm uma realidade objetiva plena" (l.8-9).

  • D.

    O termo "enquanto" (l.13), empregado como conjunção de valor temporal, reforça que o tempo é a dimensão do "ser humano" (l.12).

Julgue os itens a seguir quanto ao emprego do acento grave nas frases neles apresentadas.

 I   Acostumado à vida parlamentar, o senador resistiu à reação desproporcional pretendida pela bancada oposicionista.

II    A rotina, à qual o ator aderira em 2001, era igual à de sua parceira de novelas.

III    Inúmeros países, à partir daí, não criaram obstáculos à paz.

IV A globalização financeira, associada à melhores instituições e à estabilidade macroeconômica, contribuiu para elevar a taxa de investimento do Brasil.

 

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

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