Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A autora defende que, na economia e nas ciências sociais em geral, não há consenso sobre a verdadeira qualidade da informação teórica incorporada ao conhecimento recente na área. Tal afirmação pode ser inferida da leitura do primeiro parágrafo. Cada um dos itens de 5 a 8 apresenta uma proposta de reescrita dessa asserção, devendo ser julgado certo se mantiver, com correção gramatical, o sentido dessa assertiva, ou errado, em caso contrário.

A autora defende não haver consenso na ciência econômica, a exemplo do que ocorre nas demais ciências sociais, a respeito da verdadeira qualidade da informação incorporada ao conhecimento recente na área.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito da organização do texto acima.

Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se inserir a expressão a partir imediatamente antes do termo "da história" (l.2).

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os itens subsequentes, relativos ao texto acima.

Na linha 5, o pronome de terceira pessoa em "compará-lo" e em "o de" retoma, no desenvolvimento das ideias, "O mundo" (l.4).

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com base no texto de Leandro Fortes e considerando aspectos textuais e gramaticais, julgue os próximos itens.

A conjunção "E" (l.7), por ter, no período, valor adversativo, pode ser substituída pela conjunção Mas, sem prejuízo para as informações do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A autora defende que, na economia e nas ciências sociais em geral, não há consenso sobre a verdadeira qualidade da informação teórica incorporada ao conhecimento recente na área. Tal afirmação pode ser inferida da leitura do primeiro parágrafo. Cada um dos itens de 5 a 8 apresenta uma proposta de reescrita dessa asserção, devendo ser julgado certo se mantiver, com correção gramatical, o sentido dessa assertiva, ou errado, em caso contrário.

Não existem, segundo a autora, uniformidade de opiniões, nas ciências sociais, às quais se englobariam a ciência econômica, quanto à verdadeira qualidade da informação teórica incorporada ao conhecimento recente na área.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado, julgue os itens de 9 a 21.

O trecho "um gás sem cor nem cheiro que resulta da queima incompleta dos combustíveis" (l.37-38) exerce a função de aposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à argumentação do texto e às estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens de 91 a 96.

As relações entre os argumentos do texto mostram que a conjunção “e” (l.4) liga, por coordenação, as ideias da oração iniciada por “que envelopamos” (l.4) à oração anterior — “que existe em si” (l.3).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado, julgue os itens de 9 a 21.

A locução "já que" (l.25) estabelece uma relação de comparação no período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Preservam-se a coerência textual e o respeito às regras de pontuação ao se inserir uma vírgula logo depois de

  • A.

    “em tempos” (l.4).

  • B.

    “muda” (l.9).

  • C.

    “lucro de um” (l.17).

  • D.

    “homens” (l.20).

  • E.

    “importantes” (l.23).

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O segmento “que foi uma revolução no olhar sobre o adulto analfabeto” (l.6-7) classifica-se como oração subordinada adjetiva restritiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
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