Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Na expressão "curso d'água", o apóstrofo marca a elisão da vogal final da preposição.
Com base na organização do texto acima, julgue os itens subsequentes.
O uso do modo subjuntivo em "receba" (l.6) ressalta a ideia de possibilidade ou hipótese; por isso, sua substituição por receberia mantém o texto correto.Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às ideias, às estruturas linguísticas e à tipologia do texto acima, julgue os itens que se seguem.
As palavras "preparatórias", "Conferência" e "angústia" recebem acento gráfico com base na mesma justificativa gramatical.
Julgue os itens a seguir, a respeito da organização do texto acima.
O sinal indicativo de crase em "à inteligência, à razão" (l.7-8) mostra que a preposição que ocorre em "ao cérebro" (l.8) também ocorre nos outros complementos de "chegar" (l.7).
A forma verbal "apresentada" (
Com base na organização do texto acima, julgue os itens subsequentes.
As orações iniciadas pelas formas verbais "procurando" (l.2) e "deixando" (l.8) explicitam dois modos de participação dos indivíduos na vida social.
Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
A vírgula imediatamente antes de "e estudos sobre as áreas de risco" (l.12-13) não precisa ser necessariamente empregada, já que se trata de um processo de coordenação, mas se justifica pelo fato de criar ênfase sobre o fato de os estudos poderem prever os acontecimentos futuros.
A alteração do tempo verbal para pretérito perfeito das formas verbais "são" (
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias no texto acima.
Na linha 10, a forma verbal "representava" está flexionada no singular para concordar com o sujeito a que se refere: "sobrevivência da prole".
Julgue os itens subsequentes, relativos ao texto acima.
O desenvolvimento das ideias do texto permite substituir "no que" (l.3) por naquilo que, sem que se prejudique a coerência textual ou se desrespeite as normas gramaticais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...