Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens de 8 a 20 com relação a aspectos gramaticais e ortográficos do texto.

A expressão nominal "D. Fortunata" é empregada, no texto, sem artigo. Por essa razão, caso a palavra sublinhada em "deu joias à mulher" (l.26) fosse substituída por "D. Fortunata", o acento grave sobre o a que sucede "joias" não deveria ser empregado.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir da argumentação do texto acima, bem como das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens a seguir.

O desenvolvimento das ideias permite inferir que o uso do gerúndio em "tendo" (l.10) contribui para dar à oração que inicia a interpretação de uma circunstância passageira, temporária, acidental, na "economia de mercado" (l.11-12).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

A substituição de “assim que” (l.4) por logo que mantém a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à correção gramatical e à adequação da linguagem do texto apresentado às necessidades da redação oficial, julgue os itens seguintes.

Por tratar-se de expediente oficial, não cabem, no memorando, comentários e impressões pessoais, como os que se verificam no segundo parágrafo do texto em apreço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estruturas linguísticas do texto acima e da sua tipologia, julgue os itens que se seguem.

Se as três ocorrências da preposição “sobre” (l.13, 14 e 15) forem retiradas do trecho em questão, serão mantidas a correção gramatical, a coerência argumentativa e as informações originais do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

 

averia prejuízo para a correção gramatical do texto, se a primeira oração do terceiro parágrafo fosse pontuada da seguinte forma: O responsável pela algazarra dessa manhã, em Piracicaba era um alsaciano de nome Fritz Roesles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado e no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República acerca da comunicação oficial, julgue os itens a seguir.

O destinatário do memorando apresentado ocupa cargo hierarquicamente superior (diretor) ao do emissor (chefe de núcleo). Em vista disso, o fecho correto para esse documento deveria ser: Respeitosamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No desenvolvimento das ideias do texto, introduz-se uma ideia de causa com o uso

  • A.

    de "para" (l.5).

  • B.

    de "como" (l.8).

  • C.

    de "destruindo" (l.9).

  • D. do sinal de dois-pontos depois de "ignorar" (l.14).

Com referência às ideias do texto acima, bem como aos seus aspectos estruturais e gramaticais, julgue os itens a seguir.

O emprego do ponto e vírgula no último período do texto justifica-se porque ele separa dois termos sintáticos de sentidos opostos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sentido geral do texto estaria preservado se, em lugar de "um dia, estava vendo televisão e o telefone tocou" (l.2-3), estivesse

  • A.

    certo dia, enquanto o telefone tocava, eu via televisão

  • B.

    um dia, quando o telefone tocava, eu via televisão

  • C.

    um dia, quando eu estava vendo televisão, o telefone tocou.

  • D.

    um dia, o telefone tocou e eu vi televisão

  • E.

    eu estava vendo televisão; certo dia, o telefone tocou

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...