Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 8 a 20 com relação a aspectos gramaticais e ortográficos do texto.
A expressão nominal "D. Fortunata" é empregada, no texto, sem artigo. Por essa razão, caso a palavra sublinhada em "deu joias à mulher" (l.26) fosse substituída por "D. Fortunata", o acento grave sobre o a que sucede "joias" não deveria ser empregado.
A partir da argumentação do texto acima, bem como das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens a seguir.
O desenvolvimento das ideias permite inferir que o uso do gerúndio em "tendo" (l.10) contribui para dar à oração que inicia a interpretação de uma circunstância passageira, temporária, acidental, na "economia de mercado" (l.11-12).
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A substituição de assim que (l.4) por logo que mantém a correção gramatical do período.Com relação à correção gramatical e à adequação da linguagem do texto apresentado às necessidades da redação oficial, julgue os itens seguintes.
Por tratar-se de expediente oficial, não cabem, no memorando, comentários e impressões pessoais, como os que se verificam no segundo parágrafo do texto em apreço.
Acerca das estruturas linguísticas do texto acima e da sua tipologia, julgue os itens que se seguem.
Se as três ocorrências da preposição sobre (l.13, 14 e 15) forem retiradas do trecho em questão, serão mantidas a correção gramatical, a coerência argumentativa e as informações originais do texto.
Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
averia prejuízo para a correção gramatical do texto, se a primeira oração do terceiro parágrafo fosse pontuada da seguinte forma: O responsável pela algazarra dessa manhã, em Piracicaba era um alsaciano de nome Fritz Roesles.
Com base no texto apresentado e no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República acerca da comunicação oficial, julgue os itens a seguir.
O destinatário do memorando apresentado ocupa cargo hierarquicamente superior (diretor) ao do emissor (chefe de núcleo). Em vista disso, o fecho correto para esse documento deveria ser:
No desenvolvimento das ideias do texto, introduz-se uma ideia de causa com o uso
de "para" (l.5).
de "como" (l.8).
de "destruindo" (l.9).
Com referência às ideias do texto acima, bem como aos seus aspectos estruturais e gramaticais, julgue os itens a seguir.
O emprego do ponto e vírgula no último período do texto justifica-se porque ele separa dois termos sintáticos de sentidos opostos.
O sentido geral do texto estaria preservado se, em lugar de "um dia, estava vendo televisão e o telefone tocou" (l.2-3), estivesse
certo dia, enquanto o telefone tocava, eu via televisão
um dia, quando o telefone tocava, eu via televisão
um dia, quando eu estava vendo televisão, o telefone tocou.
um dia, o telefone tocou e eu vi televisão
eu estava vendo televisão; certo dia, o telefone tocou
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...