Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao sentido e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
O nome tatu-canastra identifica uma espécie de animais em extinção. O plural desse substantivo composto pode ser tatus-canastras ou tatus-canastras.
Supondo que o texto acima seja a versão preliminar de parte de um relatório de avaliação do desempenho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que tenha sido encaminhado para revisão, julgue os itens de 91 a 102, no que se refere à adequação da linguagem a documentos oficiais.
A finalidade desse documento oficial é registrar o assunto de forma generalizada, sucintamente descritiva e imparcial.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das estruturas lingüísticas e das idéias do texto acima.
É pela acepção do verbo levar, em "leva a perceber" (l.11), que se justifica o emprego da preposição "a" nesse trecho, de tal modo que, se for empregado o substantivo correspondente a "perceber", percepção, a preposição continuará presente e será correto o emprego da crase: à percepção.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do fragmento de texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Se o teor do fragmento de texto acima apresentado fosse parte integrante de um parecer, atenderia às normas de redação oficial um parágrafo final assim redigido:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que os fragmentos apresentados nos itens de 11 a 15 são partes sucessivas de um texto adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 1.º/10/2008, julgue-os quanto à correção gramatical.
Mas as empresas privadas não dispõem de capital suficiente para isso, e, se despuzessem, esbarrariam em obstáculos históricos, como seu notório temor de aplicações de risco e sua falta de experiência.
Com relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 13.
No trecho Stroibus tornou-se a esperança da cidade e do mundo (l.38-39), o verbo foi empregado em sua forma pronominal, cujo significado é converter-se, transformar-se, fazer-se.
Julgue os itens de 107 a 116, referentes aos recursos linguísticos e estilísticos empregados no texto.
A forma verbal cheirava (l.2), no contexto em que foi empregada, com a regência de verbo transitivo indireto seguido da preposição a, exprime o sentido de exalar mau cheiro.
Com relação ao sentido e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
As iniciais maiúsculas foram empregadas em Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (l.4-5) pelo mesmo motivo que em Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (l.9).Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O emprego das preposições em "da responsabilidade" (L.9) e "para a comunidade" (L.10) é exigido, respectivamente, por "preço" (L.8) e "dirigir" (L.9).
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do fragmento de documento apresentado, julgue os itens de 16 a 20.
Por causa das ocorrências da conjunção "e" (l.15-16) no mesmo período sintático, o conectivo "assim como" (l.17) tem a dupla função de marcar a relação de adição entre as orações e deixar clara a hierarquia das relações semânticas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...