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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Preserva-se a coerência se a expressão "em vez de" (l.28) for substituída por se não.
Acerca do texto acima, julgue os itens a seguir.
O fragmento, por seu conteúdo, sua estrutura e sua linguagem, pode fazer parte de uma correspondência oficial, como um ofício.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O desenvolvimento da argumentação do texto permite subentender que a oração iniciada por "Também" (l.5) dá continuidade à idéia do que "vem sendo publicamente proposto" (l.1-2).
A partir da organização do texto acima, julgue os seguintes itens
Na linha 9, mesmo que o verbo que antecede a locução adverbial "à tona" não exigisse objeto regido pela preposição a, como exige esse emprego do verbo "trazer", o sinal indicativo de crase seria obrigatório nesse contexto.
Considerando as idéias e a linguagem do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A correção gramatical do texto seria mantida se o pronome "que", em "que me escapavam" (l.7-8), fosse substituído por quê.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Atende às normas de elaboração do memorando o emprego do vocativo com o nome do embaixador.
Considerando as normas de redação de documentos oficiais, julgue os seguintes itens, a respeito do fragmento de texto acima.
Seria preservado o respeito às exigências de formalidade e de correção gramatical dos documentos oficiais ao se redigir a parte final do primeiro item do documento em questão da seguinte forma: observando-se o disposto no Projeto de decoração e na Minuta de contrato, em anexo.
Acerca dos aspectos gramaticais do texto anterior, julgue os itens a seguir.
Na linha 25, é facultativo o emprego da vírgula antes do termo "mas".
Julgue o emprego dos sinais de pontuação nos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.
Os sistemas educacionais precisam oferecer soluções, e os professores, usá-las.
Texto para os itens de 51 a 60
Entre as qualidades comumente atribuídas ao texto escrito, estão a coerência, a clareza, a concisão e a correção. De acordo com João L. Ney, em sua obra Prontuário de Redação Oficial, para se obter concisão, é preciso evitar: informações supérfluas para o objetivo que se quer alcançar, palavras e adjetivações inúteis, perífrases ou circunlóquios, redundâncias e repetições excessivas.
Acerca das informações e o texto acima, que é parte de um relatório, bem como técnicas de redação, julgue os itens de 51 a 60.
Os adjetivos encontrados em "superior orientação e coordenação" (l.4) e "elevados objetivos da administração" (l.11-12) prejudicam a concisão do texto, uma vez que não acrescentam informação relevante para o objetivo do relatório.
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