Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observada a norma padrão da língua portuguesa, julgue fragmentos contidos nos itens subseqüentes quanto à grafia e à concordância.
Em troca de uma solução mais rápida, a mente humana aceita um prejuízo maior.
Na linha 13, o travessão poderia, respeitando-se as regras de pontuação e mantendo-se a coerência do texto, ser substituído pelo sinal de dois-pontos.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo "Pois" (l.5) estabelece uma relação de causa entre as informações anteriores e as do período em que esse termo se apresenta.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Em "reúne" (l.14), o sinal gráfico marca a ocorrência da vogal como sílaba tônica, separada da vogal anterior; mas palavras da mesma família, como reunião e reunir, não precisam de acento gráfico, pois, nestes casos, a vogal u não ocorre como sílaba tônica.Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do verbo adequar, consta no Dicionário Eletrônico Aurélio ser ele defectivo, isto é, só empregado nas formas arrizotônicas. A transição verbal está assim descrita nesse dicionário:
Verbo transitivo direto e indireto.
1. Tornar próprio, conveniente; apropriar, adaptar.
2. Amoldar, ajustar, apropriar. Verbo pronominal.
3. Adaptar-se; amoldar-se; ajustar-se.
Acerca do emprego do verbo adequar, julgue os trechos apresentados nos itens subseqüentes.
Procurando dar contornos menos desfavoráveis à crise financeira, o presidente dos EUA busca instrumentos que se adeqúem ao receituário saneador da crise.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere à organização, aos sentidos e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.
A conjunção conquanto (l.2) introduz uma oração em que se admite um fato contrário e subordinado ao fato afirmado na oração principal.
Ainda com relação ao texto, julgue os itens de 6 a 15 quanto aos sentidos, aos aspectos lingüísticos do texto e a correspondências oficiais.
O texto apresenta nível de linguagem formal e poderia ser parte de um ofício, correspondência que se caracteriza pela troca de informações entre seções de um mesmo órgão da administração pública.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às palavras e expressões empregadas no texto, julgue os itens seguintes.
A palavra "desumanas" é formada por um radical e um sufixo, "des", que introduz o sentido de negação.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O foco do DPPE é a produção de estudos e pesquisas em sua área de competência com os objetivo de assistir às escolas estaduais na elaboração e execução dos seus projetos e programas educacionais.
Com relação à carta apresentada na situação hipotética acima e com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República acerca de comunicações oficiais, julgue os itens de 31 a 36.
A indicação de local e data da carta está em conformidade com as normas do padrão ofício expostas no Manual de Redação da Presidência da República.
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