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Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens, relativos ao texto apresentado.
O desenvolvimento das idéias do texto confere à oração reduzida iniciada por "tendo alcançado" (L.2) um valor adjetivo, correspondente a que tem alcançado.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Em "à segurança" (l.5), o sinal indicativo de crase justifica-se pela regência de "ameaça" (l.4) e pela presença de artigo definido feminino singular.Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à organização lingüística do texto, julgue os itens subseqüentes.
Além da forma superlativa "dulcíssima" (l.6), as gramáticas normativas prevêem a forma docíssima.
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens de
1 a 6.Estruturas como "É preciso" (l.6) e "É importante" (l.29) conferem ao texto, de forma explícita, um tom subjetivo e pessoal, visto que sempre expressam uma opinião.
Com base nas palavras e expressões utilizadas no texto acima,
julgue os itens a seguir.
As palavras "tricampeonato" e "infra-estrutura" pertencem à classe gramatical dos substantivos.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das idéias e de aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.
O termo "No entanto" (l.11) pode, sem prejuízo para a correção e para as informações originais do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes: Porém, Entretanto, Contanto que.
Julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais, tendo como exemplo o fragmento de ata acima.
Como em qualquer outro documento oficial, a única assinatura obrigatória na ata é a do responsável pelas informações, o presidente da sessão; por isso, o final deveria ser assim escrito: Para constar, esta ata será lavrada por mim, TTT, Secretário, e assinada pela Presidente, RRR.
A partir da análise das idéias e das estruturas lingüísticas do texto de Roberto Amaral, julgue os itens a seguir.
No texto, o emprego de parênteses (l.1-2) marca um isolamento sintático que interrompe o fluxo da frase.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da análise das idéias e das estruturas lingüísticas do texto de Roberto Amaral, julgue os itens a seguir.
As orações reduzidas "cumprindo com seu papel de sujeito" (l.18) e "construindo alternativas favoráveis" (l.19) têm valor concessivo.
Julgue os próximos itens, relativos às idéias do texto acima e às estruturas lingüísticas nele empregadas.
Devido à seleção lexical, o penúltimo parágrafo do texto é inadequado para compor uma correspondência oficial.
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