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Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as informações do gráfico acima, julgue os próximos itens.
No título do gráfico, o sujeito da oração entre parênteses é ciência e tecnologia.
Acerca de aspectos gramaticais do texto, julgue os itens que se seguem.
Considerando-se a semântica do texto, estaria adequada à linha argumentativa nele adotada a alteração da expressão "o governo militar" (l.3-4) para a ditadura militar.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Pelos sentidos do texto, a palavra "clivagens" (l.15) está sendo empregada com o sentido de demandas.A partir do texto da ementa acima, julgue os próximos itens.
Ao se substituir o trecho "de 2/6/1992, que dispõe" por de 02.06.1992. Dispõe sobre, preservam-se a correção de língua portuguesa e o respeito à normatização referente à redação de documentos oficiais.
Assinale a opção correta a respeito do emprego dos pronomes oblíquos no texto.
A supressão do pronome oblíquo em "fazê-lo" (R.3) provocaria erro gramatical visto que não haveria, na oração, elemento que garantisse a coesão e a coerência do período.
Na linha 4, a substituição do pronome "elas" por si não só preservaria a coerência das idéias e a correção gramatical, mas também conferiria estilo mais formal ao texto.
Na linha 6, caso se suprimisse da oração o advérbio "não", o pronome "se" deveria, obrigatoriamente, em respeito às regras gramaticais, ser utilizado depois do verbo: alteram-se.
Na linha 7, em respeito às regras gramaticais, o pronome "si" é empregado antes da forma verbal "opõem" porque ela já está acompanhada do pronome "se".
Na linha 14, apesar da possibilidade gramatical do emprego do pronome oblíquo depois da forma verbal "seguiu", em textos escritos na modalidade padrão da língua, tende-se a utilizá-lo antes do verbo quando há, no início da oração, pronomes como "que".
Acerca das estruturas lingüísticas e das idéias do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
As aspas foram empregadas no segundo parágrafo do texto para marcar o discurso direto, ou seja, a fala do gerente do Programa de Qualidade.
Com base nas idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 15, o emprego de sinal indicativo de crase em "à compreensão" justifica-se pela regência de "conduzir", que exige preposição, e pela presença de artigo definido feminino singular.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Seres vivos de um mesmo grupo capazes de se reproduzir originando descendentes férteis é o conceito de
população.
comunidade.
unidade.
espécie.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 1 a 5, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Ao se empregar a indeterminação do sujeito em se pode questionar (l.5-6), é possível incluir, na argumentação do texto, qualquer pessoa no universo daquelas que questionam, esperam e constatam.Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A palavra "atrelada" (l.6) está sendo empregada com o sentido de sofreada, refreada.{TITLE}
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