Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.

Logo após “indicados para tratar tais doenças” (l.19-20), o ponto pode ser substituído por ponto-e-vírgula, sem prejuízo para a correção gramatical do período, desde que sejam feitas as alterações necessárias na maiusculização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na organização do texto acima, julgue os seguintes itens.

Seriam preservadas a coerência e a correção gramatical do texto, colocando-se a ênfase em "pessoas" (l.9), se a forma verbal "cria" (l.10) fosse flexionada no plural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que a reescrita do primeiro parágrafo do texto mantém a correção gramatical e a coerência textual.

  • A.

    Qualquer começo é um depositário das nossas heranças e bagagens; ele marca, portanto, de forma indelével, o futuro — não existe ponto de chegada que não tenha tido um específico ponto de partida.

  • B.

    Como todo começo é um depositário das nossas heranças e bagagens, com tudo marca de forma indelével o futuro, isto é, não tem ponto de chegada, que não tenha tido um específico ponto de partida.

  • C.

    Todo o começo é um depositário das nossas heranças e bagagens, por que marca de forma indelével, o futuro, não havendo ponto de chegada que não tenha tido um específico ponto de partida.

  • D.

    O início todo sendo um depositário das nossas heranças e bagagens, marca de forma indelével o futuro, logo não tem ponto de chegada que não tenha havido um específico ponto de partida.

Os fragmentos a seguir são trechos de um texto, adaptado de David R. Olson (Op. cit., p. 107-8), mas estão ordenados aleatoriamente.

I É isso que leva muitos dos que escrevem a pensar no alfabeto, erroneamente, como uma simples cifra do falado.

II Assim, para a pessoa que domina uma escrita alfabética, a fala parece composta de uma seqüência de fonemas, representados pelas letras do alfabeto.

III A escrita passou a ser tomada como modelo para a fala; tudo o que é representado na escrita se torna objeto de conhecimento ou percepção para a pessoa proficiente naquela escrita.

IV O alfabeto, em particular, é habitualmente elogiado pela sua capacidade de transcrever tudo o que pode ser dito, e de representar quaisquer intenções de quem fala ou escreve.

V Diferentemente das enunciações orais, que tendem a indicar tanto o que se disse como o modo como isso deve ser entendido, as enunciações escritas não tendem a especificar somente o primeiro aspecto.

VI Além disso, o modelo fornecido pela escrita tende a ser visto como uma representação completa do que é dito.

Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, assinale a opção correta.

  • A.

    O texto poderia ser corretamente iniciado tanto pelo fragmento I quanto pelo fragmento III.

  • B.

    Os fragmentos II e III, nessa ordem, poderiam iniciar o texto.

  • C.

    O fragmento VI, por iniciar-se com remissão a algo que já teria sido declarado, não poderia iniciar o texto.

  • D.

    Em uma seqüência coesa e coerente, os fragmentos II e VI, nessa ordem ou em ordem decrescente, poderiam iniciar o texto.

  • E.

    No fragmento V, o termo "o primeiro" remete à expressão "uma representação completa do que é dito", no fragmento VI.

Com base nas palavras e expressões utilizadas no texto acima,

julgue os itens a seguir.

O antônimo contextual de "intensa euforia" (l.3) encontra-se na expressão "a mais profunda das depressões" (l.8).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às classes gramaticais, no trecho "Por falar em sensualidade, as aranhas preferem os tímidos" (último parágrafo), estão presentes

  • A. 3 substantivos/palavras substantivadas, 2 preposições, 2 artigos e 2 verbos.
  • B.

    3 substantivos/palavras substantivadas, 3 preposições, 3 artigos, 3 verbos e 1 adjetivo.

  • C.

    2 substantivos/palavras substantivadas, 2 preposições, 1 artigo, 3 verbos e 1 adjetivo.

  • D.

    3 substantivos/palavras substantivadas, 2 preposições, 1 artigo, 2 verbos e 1 pronome.

 

Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Em "direito à alimentação" (L.9), o uso de sinal indicativo de crase é um recurso imprescindível para a compreensão do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A correção gramatical é mantida com o deslocamento do

    pronome "se" (l.1) para logo depois do verbo, obtendo-se a

    forma preocupa-se.

  • B.

    Mantém-se o sentido do texto, se o trecho "A prática diminui

    o consumo de água" (l.10) for reescrito como: Diminui-se o

    consumo de água.

  • C.

    Infere-se da leitura do texto que os fabricantes da capital catalã precisam adequar-se às exigências estabelecidas por lei a fim de que se organizem para a gestão do lixo.

  • D.

    De acordo com as idéias e a correção gramatical do texto, a

    palavra "taxa" (l.24) pode ser substituída por tacha, sem que

    haja alteração do sentido.

Com relação a aspectos lingüísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O termo "eficaz" (l.1) está empregado em referência a "participação" (l.2).

  • B.

    As palavras "angústia", 'intercâmbio' e "experiência" são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

  • C.

    O emprego de acento grave, indicativo de crase, no "a", em "o que deu origem a um novo documento" (l.9), manteria a correção gramatical do texto, dada a regência do termo "origem".

  • D.

    A forma verbal 'Houve' (l.10) deveria estar flexionada no plural, para concordar com o sujeito da oração 'encontros e debates nas escolas (...) e um forte intercâmbio' (l.10-12).

A respeito das estruturas lingüísticas do texto I, assinale a opção correta.

  • A.

    No segundo parágrafo do texto, o termo ‘o’ que precede ‘que’ (l.9), ‘fato’ (l.10) e ‘tempo’ (l.11) classifica-se como artigo nas três ocorrências.

  • B.

    O isolamento da expressão ‘de forma mais particular’ (l.10) por meio de vírgulas tornaria o trecho gramaticalmente incorreto.

  • C.

    O pronome ‘me’ (l.9) funciona como complemento indireto da forma verbal “encanta” (l.10).

  • D.

    No último período do texto, destaca-se o emprego do superlativo.

  • E.

    No terceiro parágrafo do texto, a conjunção portanto poderia substituir o termo “assim” (l.12), sem prejuízo para a coesão e a coerência textuais.

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