Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.
Logo após indicados para tratar tais doenças (l.19-20), o ponto pode ser substituído por ponto-e-vírgula, sem prejuízo para a correção gramatical do período, desde que sejam feitas as alterações necessárias na maiusculização.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na organização do texto acima, julgue os seguintes itens.
Seriam preservadas a coerência e a correção gramatical do texto, colocando-se a ênfase em "pessoas" (l.9), se a forma verbal "cria" (l.10) fosse flexionada no plural.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção em que a reescrita do primeiro parágrafo do texto mantém a correção gramatical e a coerência textual.
Qualquer começo é um depositário das nossas heranças e bagagens; ele marca, portanto, de forma indelével, o futuro — não existe ponto de chegada que não tenha tido um específico ponto de partida.
Como todo começo é um depositário das nossas heranças e bagagens, com tudo marca de forma indelével o futuro, isto é, não tem ponto de chegada, que não tenha tido um específico ponto de partida.
Todo o começo é um depositário das nossas heranças e bagagens, por que marca de forma indelével, o futuro, não havendo ponto de chegada que não tenha tido um específico ponto de partida.
O início todo sendo um depositário das nossas heranças e bagagens, marca de forma indelével o futuro, logo não tem ponto de chegada que não tenha havido um específico ponto de partida.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os fragmentos a seguir são trechos de um texto, adaptado de David R. Olson (Op. cit., p. 107-8), mas estão ordenados aleatoriamente.
I É isso que leva muitos dos que escrevem a pensar no alfabeto, erroneamente, como uma simples cifra do falado.
II Assim, para a pessoa que domina uma escrita alfabética, a fala parece composta de uma seqüência de fonemas, representados pelas letras do alfabeto.
III A escrita passou a ser tomada como modelo para a fala; tudo o que é representado na escrita se torna objeto de conhecimento ou percepção para a pessoa proficiente naquela escrita.
IV O alfabeto, em particular, é habitualmente elogiado pela sua capacidade de transcrever tudo o que pode ser dito, e de representar quaisquer intenções de quem fala ou escreve.
V Diferentemente das enunciações orais, que tendem a indicar tanto o que se disse como o modo como isso deve ser entendido, as enunciações escritas não tendem a especificar somente o primeiro aspecto.
VI Além disso, o modelo fornecido pela escrita tende a ser visto como uma representação completa do que é dito.
Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, assinale a opção correta.
O texto poderia ser corretamente iniciado tanto pelo fragmento I quanto pelo fragmento III.
Os fragmentos II e III, nessa ordem, poderiam iniciar o texto.
O fragmento VI, por iniciar-se com remissão a algo que já teria sido declarado, não poderia iniciar o texto.
Em uma seqüência coesa e coerente, os fragmentos II e VI, nessa ordem ou em ordem decrescente, poderiam iniciar o texto.
No fragmento V, o termo "o primeiro" remete à expressão "uma representação completa do que é dito", no fragmento VI.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base nas palavras e expressões utilizadas no texto acima,
julgue os itens a seguir.
O antônimo contextual de "intensa euforia" (l.3) encontra-se na expressão "a mais profunda das depressões" (l.8).
Com relação às classes gramaticais, no trecho "Por falar em sensualidade, as aranhas preferem os tímidos" (último parágrafo), estão presentes
3 substantivos/palavras substantivadas, 3 preposições, 3 artigos, 3 verbos e 1 adjetivo.
2 substantivos/palavras substantivadas, 2 preposições, 1 artigo, 3 verbos e 1 adjetivo.
3 substantivos/palavras substantivadas, 2 preposições, 1 artigo, 2 verbos e 1 pronome.
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Em "direito à alimentação" (L.9), o uso de sinal indicativo de crase é um recurso imprescindível para a compreensão do texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.
A correção gramatical é mantida com o deslocamento do pronome "se" (l
forma preocupa-se.
Mantém-se o sentido do texto, se o trecho "A prática diminui o consumo de água" (l
consumo de água.
Infere-se da leitura do texto que os fabricantes da capital catalã precisam adequar-se às exigências estabelecidas por lei a fim de que se organizem para a gestão do lixo.
De acordo com as idéias e a correção gramatical do texto, a palavra "taxa" (l
haja alteração do sentido.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a aspectos lingüísticos do texto, assinale a opção correta.
O termo "eficaz" (l.1) está empregado em referência a "participação" (l.2).
As palavras "angústia", 'intercâmbio' e "experiência" são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
O emprego de acento grave, indicativo de crase, no "a", em "o que deu origem a um novo documento" (l.9), manteria a correção gramatical do texto, dada a regência do termo "origem".
A forma verbal 'Houve' (l.10) deveria estar flexionada no plural, para concordar com o sujeito da oração 'encontros e debates nas escolas (...) e um forte intercâmbio' (l.10-12).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das estruturas lingüísticas do texto I, assinale a opção correta.
No segundo parágrafo do texto, o termo o que precede que (l.9), fato (l.10) e tempo (l.11) classifica-se como artigo nas três ocorrências.
O isolamento da expressão de forma mais particular (l.10) por meio de vírgulas tornaria o trecho gramaticalmente incorreto.
O pronome me (l.9) funciona como complemento indireto da forma verbal encanta (l.10).
No último período do texto, destaca-se o emprego do superlativo.
No terceiro parágrafo do texto, a conjunção portanto poderia substituir o termo assim (l.12), sem prejuízo para a coesão e a coerência textuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...