Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base na compreensão das idéias e nos elementos lingüísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

O primeiro período é formado de oração principal + oração subordinada adjetiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto acima, julgue os itens de 71 a 80.

As palavras "Matemática" e "péssima" são acentuadas com base na mesma regra gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de aspectos gramaticais do texto Cidade dos Homens e das idéias nele presentes, julgue os itens subseqüentes.

A presença da conjunção "ou" na linha 10 permite que a concordância do verbo contar, na primeira ocorrência na linha 11, seja feita no singular — "conta" — ou no plural — contam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às idéias e aos aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

É facultativo o emprego do acento grave indicativo de crase na oração “para você dar vazão a sua paixão” (l.35).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens a seguir são partes sucessivas de um texto adaptado de Pedro da Motta Veiga e Roberto Magno Iglesias (www.bnds.gov.br), julgue-os quanto à correção gramatical.

A institucionalidade da política de comércio exterior viveu, a partir do final dos anos 80, uma lenta e difícil transição. Até então, o modelo institucional apoiava-se na centralização do poder normativo e de gestão dos instrumentos (de promoção, de financiamento etc.) em uma superagência estatal: a CACEX, do Banco do Brasil, funcionando o Conselho de Comércio Exterior como instância interministerial de formulação de políticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.

Em 'saberíamos alertá-los' (l.5-6) o trecho "os" em "los" refere-se a 'operadores' (l.5).

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que o fragmento constitui continuação coesa e coerente para o texto acima.

  • A.

    Entretanto, Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia, calcula que a empreitada poderá sair por assombrosos US$ 4 trilhões ou mais, dependendo de quanto tempo a ocupação durar.

  • B.

    Mas, agora que o país se encontra numa situação de deficit fiscal, a conta da guerra contribui para a crescente desvalorização da moeda norte-americana, num movimento que dificulta o combate à crise de crédito nos EUA e agrava suas repercussões globais.

  • C.

    Às vésperas da invasão, a Casa Branca estimava que gastaria algo entre US$ 50 bilhões e US$ 60 bilhões para derrubar Saddam Hussein e instalar um novo governo no país. Hoje, a conta está em US$ 600 bilhões e continua subindo.

  • D.

    Avaliações mais conservadoras, como a do Escritório de Orçamento do Congresso, órgão que municia o Poder Legislativo com informações técnicas, concluem que a ocupação não atingirá efetivamente a economia norteamericana.

  • E.

    Portanto, nada indica que o próximo presidente dos EUA terá condições de colocar um fim rápido à aventura. Fala-se em retirar as tropas até o fim de 2009. Isso, é claro, no melhor cenário. E o problema é que, no Iraque, o melhor cenário nunca se materializa.

Julgue os itens seguintes, relativos ao exemplo de expediente apresentado acima.

Na linha 2, a apresentação abreviada do tipo do documento, no caso: Memo, deveria anteceder a identificação do número do expediente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias e a linguagem do texto acima, julgue os itens que se seguem.

As orações "se dependesse só dele" (l.2) e "se Alícia estivesse ao seu lado" (l.4-5) estabelecem circunstância de condição em relação às orações às quais se subordinam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado de Gilberto Teixeira (Internet: spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.

Bons professores cumprem o conteúdo programático; professores fascinantes também os fazem, mas seu objetivo é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações; bons professores se satisfazem quando julgam ter ensinado, e professores fascinantes só ficam satisfeitos se seus alunos aprendem a aprender.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...