Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na compreensão das idéias e nos elementos lingüísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O primeiro período é formado de oração principal + oração subordinada adjetiva.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência ao texto acima, julgue os itens de 71 a 80.
As palavras "Matemática" e "péssima" são acentuadas com base na mesma regra gramatical.
Acerca de aspectos gramaticais do texto Cidade dos Homens e das idéias nele presentes, julgue os itens subseqüentes.
A presença da conjunção "ou" na linha 10 permite que a concordância do verbo contar, na primeira ocorrência na linha 11, seja feita no singular — "conta" — ou no plural — contam.
Com relação às idéias e aos aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
É facultativo o emprego do acento grave indicativo de crase na oração para você dar vazão a sua paixão (l.35).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens a seguir são partes sucessivas de um texto adaptado de Pedro da Motta Veiga e Roberto Magno Iglesias (www.bnds.gov.br
A institucionalidade da política de comércio exterior viveu, a partir do final dos anos 80, uma lenta e difícil transição. Até então, o modelo institucional apoiava-se na centralização do poder normativo e de gestão dos instrumentos (de promoção, de financiamento etc.) em uma superagência estatal: a CACEX, do Banco do Brasil, funcionando o Conselho de Comércio Exterior como instância interministerial de formulação de políticas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.
Em 'saberíamos alertá-los' (l.5-6) o trecho "os" em "los" refere-se a 'operadores' (l.5).
Assinale a opção em que o fragmento constitui continuação coesa e coerente para o texto acima.
Entretanto, Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia, calcula que a empreitada poderá sair por assombrosos US$ 4 trilhões ou mais, dependendo de quanto tempo a ocupação durar.
Mas, agora que o país se encontra numa situação de deficit fiscal, a conta da guerra contribui para a crescente desvalorização da moeda norte-americana, num movimento que dificulta o combate à crise de crédito nos EUA e agrava suas repercussões globais.
Às vésperas da invasão, a Casa Branca estimava que gastaria algo entre US$ 50 bilhões e US$ 60 bilhões para derrubar Saddam Hussein e instalar um novo governo no país. Hoje, a conta está em US$ 600 bilhões e continua subindo.
Avaliações mais conservadoras, como a do Escritório de Orçamento do Congresso, órgão que municia o Poder Legislativo com informações técnicas, concluem que a ocupação não atingirá efetivamente a economia norteamericana.
Portanto, nada indica que o próximo presidente dos EUA terá condições de colocar um fim rápido à aventura. Fala-se em retirar as tropas até o fim de 2009. Isso, é claro, no melhor cenário. E o problema é que, no Iraque, o melhor cenário nunca se materializa.
Julgue os itens seguintes, relativos ao exemplo de expediente apresentado acima.
Na linha 2, a apresentação abreviada do tipo do documento, no caso:
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as idéias e a linguagem do texto acima, julgue os itens que se seguem.
As orações "se dependesse só dele" (l.2) e "se Alícia estivesse ao seu lado" (l.4-5) estabelecem circunstância de condição em relação às orações às quais se subordinam.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado de Gilberto Teixeira (Internet: spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.
Bons professores cumprem o conteúdo programático; professores fascinantes também os fazem, mas seu objetivo é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações; bons professores se satisfazem quando julgam ter ensinado, e professores fascinantes só ficam satisfeitos se seus alunos aprendem a aprender.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...