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Julgue os fragmentos apresentados nos próximos itens quanto à adequação aos aspectos gerais da correspondência oficial e quanto à correção gramatical.
O Brasil tem condições de provar os benefícios do etanol, mas terá de cercar-se de garantias. Zoneamento ecológico proibindo a cana na Amazônia é uma delas. É suficiente não dar licença de instalação a usinas na Amazônia já que, dessa forma, não haverá plantio de cana, pois, para a exploração ser viável, a matéria-prima tem de estar próxima à usina.
Assinale a opção em que o fragmento de texto está correto quanto ao emprego da pontuação.
Uma lei municipal recente, obrigando os comerciantes a plantar árvores nas calçadas em frente às lojas, entrou em prática agora.
Os caças que nos anos 70 foram a coisa mais avançada que a FAB já teve vão para o desmanche
Se um consumidor constatar alguma irregularidade mesmo que seja da padaria vizinha, deve ir direto ao dono do estabelecimento e fazer sua crítica.
Quando percebeu que havia perdido a carteira o aposentado entrou em desespero: além dos documentos e cartões, nela havia cinco mil reais.
Com relação às idéias e aos aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
A expressão dia-a-dia (l.5) é grafada com hífen porque está empregada como substantivo (sinônimo de cotidiano). Caso a expressão seja empregada como advérbio, dispensase o hífen, tal como no seguinte exemplo: Ele se recupera da doença dia a dia.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência às idéias e às estruturas do texto, assinale a opção correta.
De acordo com a argumentação textual, verifica-se que os dados do CAGED são produzidos pelo COPOM.
A palavra "
Na frase que se inicia por "A série" (l
De acordo com a ortografia oficial, a palavra "recorde" admite a grafia alternativa record, que deve ser lida como palavra proparoxítona, a exemplo do que ocorre nos textos de muitos telejornais.
Na linha 10, a expressão "demanda interna" refere-se ao aumento de postos de trabalho de que trata o primeiro parágrafo do texto.
Considerando a liberdade da produção literária diante da prescrição gramatical, julgue os itens seguintes, relativos às idéias e estruturas lingüísticas do fragmento de texto acima.
Nos trechos: "como é que, sozinho, por si, alguém ia poder encontrar e saber?" (l.7-8); "a vida de todos ficava sendo sempre o confuso dessa doideira que é" (l.9-10) e "como é que ela podia ser minha?" (l.25), as formas verbais que estão no pretérito imperfeito do indicativo poderiam ser corretamente empregadas, do ponto de vista gramatical, no futuro do pretérito.
Com base na organização do texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 5, o emprego do modo subjuntivo em "sejam" é exigido pela presença de "faz que" na estrutura sintática.
Assinale a opção em que, no trecho extraído do texto, se identifica forma verbal no gerúndio.
"À primeira vista, 'onde' parece uma palavra inocente e inofensiva" (l.3)
"Confesso que eu não tinha me dado conta do problema" (l.16)
"vi o assunto sendo discutido no programa de TV do professor Pasquale" (l.20)
"Mas o pior vai ser quando 'por que' virar 'por onde'" (l.29)
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O trecho "obscuro ou provisoriamente célebre, posto a ferro pela tirania ou livre para se exprimir por algum tempo" (l.2-4) qualifica o sujeito da oração principal.
Julgue se os trechos abaixo estão gramaticalmente certos e poderiam corretamente compor o tipo de comunicação oficial indicado entre parênteses.
Lamentamos informar que infelizmente não poderemos apoiar à iniciativa dessa ONG, tendo em vista que nossos recursos em dinheiro vivo se esgotaram. (ofício)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os seguintes itens a respeito do texto acima.
A retirada da preposição em "de transformar" (l.3) violaria as regras de gramática da língua portuguesa, já que essa expressão complementa "capacidade" (l.2).
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