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Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue (C ou E) os itens a seguir, a respeito de elementos coesivos e do vocabulário do texto de M. Said Ali.
As formas verbais sucumbe (l.25) e desterrando (l.42), que poderiam ser corretamente substituídas, respectivamente, por não resiste e livrando-se de, foram assim empregadas no texto: a primeira, em sentido denotativo, e a segunda, em sentido conotativo.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Com referência às ideias apresentadas no texto precedente e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.
A correção gramatical e o sentido original do texto seriam preservados caso a oração que se lhe contrapôs (l. 7 e 8) fosse reescrita como que foi contraposto a ele.Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.
O emprego do sinal indicativo de crase no trecho somadas à compilação de costumes tradicionais (l.24) é facultativo, razão por que sua supressão não acarretaria prejuízo para o sentido nem para a correção do período.Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.
Na linha 8, o emprego de vírgula logo após H. Summer Maine prejudicaria a correção gramatical do período.Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.
Tanto em desenvolveu-se (l.14) quanto em Constata-se (l.27), a partícula se desempenha a mesma função sintática.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.
Sem prejuízo do sentido do texto, o termo destarte (l.27) poderia ser substituído por contudo ou todavia.A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
Sem prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido do período, o trecho como ideologia revolucionária (...) os privilégios da nobreza (l. 30 a 32) poderia ser substituído por: que era uma ideologia revolucionária articulada por novos setores emergentes e forjados na luta contra os privilégios da nobreza.Com relação a aspectos gramaticais do texto acima, julgue (C ou E) os próximos itens.
Os elementos semântico-sintáticos do fragmento de texto apresentado são insuficientes para se depreender a referência da expressão mestre das Lições de Português (l.7).A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
No segundo período do segundo parágrafo, a expressão tais movimentos (l.26) refere-se aos seguintes termos, expressos anteriormente, nesse mesmo período: ideias liberais, convulsões sociais, Inconfidência Mineira e Revolução Pernambucana.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
No texto, o vocábulo calcada (l.13) está empregado com o sentido de fundamentada, apoiada.{TITLE}
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