Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
O fragmento "ainda não foi criado um modelo pedagógico voltado para a Web" (L.22-23) equivale, no plural, à seguinte estrutura: ainda não se criaram modelos pedagógicos voltados para a Web.
No que se refere à literatura afro-brasileira, assinale a opção correta.
Os primeiros poetas e romancistas afro-descendentes surgiram na literatura brasileira no período modernista.
Vários autores afro-descendentes, entre os quais Luiz Gama, destacaram-se na produção poética do período Romântico no Brasil.
No período simbolista, destaca-se a poetisa Maria Firmina dos Reis, ao narrar a saga de uma afro-descendente.
A origem da literatura produzida por afro-descendentes está ligada à produção de contos com temas abolicionistas.
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
A palavra "lactantes" (L.4) está sendo empregada com o sentido de crianças que estão em período de amamentação.
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Eles usam as células dos organismos que invade para se reproduzir.
Assinale a opção correta quanto à representação afro-brasileira na literatura infantil e juvenil.
A partir do início do século XVIII, a literatura brasileira voltada para o público infantil e juvenil passou a abordar temas raciais e, em especial, as influências da língua africana no português rural do Brasil.
A mitologia e a religião afro passaram a ser apresentadas sem preconceito na literatura infanto-juvenil nos primeiros anos do século XIX.
Apesar de ser retratada na literatura infantil e juvenil do final da década de 20 do século passado, a personagem feminina negra era desqualificada socialmente.
A partir da década de 60 do século XX, a literatura infanto-juvenil tornou-se realista e, conseqüentemente, os personagens negros passaram a ser inseridos nas obras literárias, sem discriminação.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O trecho 'devido a sua potencialidade' (L.16-17) ficaria incorreto se fosse colocado sinal indicativo de crase em 'a'.
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
A substituição de "foi editado" (L.1) por editou-se mantém a correção gramatical do período.
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Dez mil vezes menores que as bactérias os vírus, não passam de material genético com uma capa de proteina.
Assinale a opção correta acerca da literatura infantil brasileira.
Os poemas de Cecília Meireles relacionados ao mundo infantil tratam, de forma lírica, dos temas do cotidiano.
Com Monteiro Lobato, a literatura infantil brasileira passou por grande transformação no campo da linguagem, pois esteve diretamente associada às inovações artísticas da semana de 22.
A produção literária infantil no Brasil não é significativa, pois são muito poucos os autores que se dedicam ao mundo infantil como tema de seus livros.
A produção literária infantil afasta-se radicalmente das raízes culturais brasileiras, que ficaram restritas à tradição oral de narrativas folclóricas.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência a aspectos gramaticais do texto, julgue os seguintes itens.
O termo "pobreza" é um substantivo abstrato terminado pelo sufixo –eza, que indica estado e condição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...