Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A forma verbal ficou (l.8) está no singular porque concorda com a expressão Quase a metade dos alunos do Brasil, cujo núcleo é a palavra metade.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no texto acima.
A ausência de sinal indicativo de crase em "a evoluir" (L.2) indica que o fato de evoluir é considerado de maneira genérica e indeterminada; se a opção fosse pela determinação, com a presença de artigo definido, seria obrigatório o uso de crase.
Com referência às estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens a seguir.
A oração "Se você contribui para a previdência social todos os meses" (L.6) representa uma condição para a solicitação de um auxílio e para a obtenção de um rendimento.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Em "destinado a áreas de preservação e a reservas indígenas" (L.2), o termo "a", nas duas ocorrências, é preposição.Julgue, com relação à correção gramatical, os itens abaixo, que contêm trechos adaptados de matéria publicada na Internet (www.jornalatribuna.com.br).
A vegetação natural do estado do Acre é composta basicamente por floresta tropical aberta (baixos platôs e aluvial) e floresta tropical densa (baixos platôs, superfície dissecada da serra do Divisor).
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação ao texto acima, julgue os itens de 86 a 89.
Na linha 5, a locução verbal consegue ler está no singular para concordar com população do país.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
De acordo com o texto acima, julgue os itens seguintes.
Em "bruxas de Belém" (L.21), a palavra sublinhada tem sentido conotativo.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência às idéias e às estruturas do texto acima, e considerando os aspectos econômicos, sociais e políticos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 4, o termo "devastados" está no masculino para concordar com "42 km² " (quarenta e dois quilômetros quadrados).
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
De acordo com o texto acima, julgue os itens seguintes.
Um antônimo de "um sem-fim" (L.16) poderia ser a expressão um número indeterminado.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
De acordo com o texto acima, julgue os itens seguintes.
No período "Nesse vértice supremo de sabores, odores, sons e beleza, espelha-se a fartura da floresta amazônica" (L.7-9), o termo sublinhado é um verbo pronominal que significa torna-se evidente, fica patente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...