Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A substituição de "cujas" (L.2) por as quais mantém a correção gramatical do período e as relações lógicas originais.
A respeito do texto acima e de aspectos relacionados ao tema nele abordado, julgue os itens a seguir.
A correção gramatical, o nível de formalidade e as escolhas lexicais permitem afirmar-se que a linguagem do texto está apropriada para correspondências oficiais.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, relativos às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.
As palavras patrimônio e Amazônia recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação gráfica.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Foi empregada a mesma regra de acentuação gráfica nas palavras: "farmacêutica", "fármacos" e "científicos".
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
As palavras Matemática e péssima são acentuadas com base na mesma regra gramatical.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um t e x to adaptado de Gilbe r to Te ixeira (Internet : spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.
Há dois tipos de professores: os bons e os fascinantes. Bons professores tem uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloqüência às informações em sala de aula. Professores fascinantes ultrapassam essas metas. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos e seus estilos de aprendizagem para poder educa-los melhor. Para eles, cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidades e experiências peculiares.
A partir do desenvolvimento das idéias no texto acima, julgue os seguintes itens.
No desenvolvimento do texto, a idéia de "pacientes" (L.2) é retomada tanto por expressões genéricas no singular, como "parente" (L.7) e "indivíduo" (L.15), quanto por expressões no plural, como "pessoas" (L.10).
Com base no texto acima, julgue os próximos itens.
Em "aos" (L.1), há uma preposição e um artigo definido masculino plural.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, quanto às suas estruturas lingüísticas e a aspectos marcantes da realidade mundial contemporânea.
O termo "enquanto" (L.2) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por ao passo que.
A partir do texto, julgue os itens a seguir.
Em "para atender os seus funcionários" (L4-5), se for acrescentada a preposição 'a' logo após o verbo, não poderá haver emprego do sinal indicativo de crase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...