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Assinale a opção que apresenta substituição incorreta para trecho do texto.
"para se acabar" (L.9-10) por com o fim de se acabar
"se forem" (L.14) por caso sejam
"em que" (L.15) por no qual
"se possam mobilizar" (L.21-22) por possam ser mobilizadas
"têm de ser" (L.23) por devem ser
Texto para as questões de 9 a 11
Assinale a opção em que a forma verbal em negrito substitui corretamente a que está sublinhada.
"É bem possível que não existam galinhas" (L.1) / existe
"como podemos dizer" (L.4) / se pode dizer
"as pessoas dizem que tiveram" (L.6) teve
"seja falar" (L.12) / seje
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os objetivos, as estruturas lingüísticas e os sentidos dos textos II e III, julgue os itens que se seguem.
No texto III, o trecho "Para uma adequada gestão dos recursos hídricos" (L.16-17) acrescenta uma circunstância de modo à oração principal do período em que ele se encontra.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
A forma verbal "oscila" (L.3) está no singular para concordar com "crise do sistema penitenciário" (L.2-3).
A forma verbal "produz" (L.5) está no singular para concordar com "impacto" (L.4).
A expressão "clamores" (L.6) está sendo empregada no sentido de rejeições.
A expressão "desse tipo de reação" (L.7) se refere ao antecedente "ondas de violência deflagradas, no Rio e em São Paulo, de dentro de penitenciárias" (L.4-5).
Em "mais eficaz do que" (L.7-8), a eliminação de "do" mantém a correção gramatical do período.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 2, a forma verbal há, nas duas ocorrências, poderia ser corretamente substituída pela forma existe.
Com base nas estruturas lingüísticas e nos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição de "menor escala" (L.7) por menor quantidade ou por menor proporção mantém a correção gramatical do período e as informações originais.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação ao texto abaixo, julgue os itens que se seguem.
A palavra "efêmero" (L.11) está sendo empregada com o mesmo sentido que tem na seguinte frase: A felicidade é um sentimento efêmero.
Texto para as questões de 1 a 3
Com referência ao texto e a conhecimentos de tipologia textual e de correspondências oficiais, assinale a opção correta.
O primeiro parágrafo, de estrutura narrativa, pode ser colocado, da forma como se encontra, em uma ata.
O segundo e o terceiro parágrafos têm estrutura narrativa e poderiam constar de um relatório acerca das atividades do programa Justiça Eleitoral na Escola.
O quarto e o quinto parágrafos, embora sejam predominantemente dissertativos, não poderiam fazer parte do corpo de um requerimento.
Todo o texto tem estrutura argumentativa, principalmente em favor da importância do voto na escola.
No texto inteiro, não há sequer uma passagem que possa ser classificada como narrativa, portanto, nenhuma poderia fazer parte do corpo de um ofício.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para as questões de 1 a 5
Assinale a opção correta com relação a aspectos lingüísticos do texto.
As palavras "Tamuataí", "Uruará" e "Guajará" são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
"Para" (L.4) e "De acordo com" (L.19) podem ser substituídas por Segundo, sem que haja prejuízo para os sentidos do texto.
As palavras "primária" (L.12) e "potencial" (L.13) estão empregadas em função adjetiva, em referência a "floresta".
A palavra "vil" (L.27) equivale a exorbitante.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma verbal "tem" (L.6) está no singular para concordar com a expressão "cidade de Catanduvas" (L.5).
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