Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue os seguintes itens.

A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso a expressão “de vinte e um a trinta” (l.13) fosse substituída por entre vinte e um a trinta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG N.º 205.

Caso o artigo primeiro do documento em apreço constituísse um caput seguido de um único parágrafo, este deveria ser identificado por extenso e seu texto deveria iniciar-se com letra maiúscula e encerrar-se com ponto final.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue os seguintes itens.

A correção gramatical do texto seria mantida caso a vírgula logo após o termo “que” (l.14) fosse eliminada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais e com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, relativos ao fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

O vocábulo “anexa” foi empregado de acordo com o padrão culto formal da língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue os seguintes itens.

A substituição da locução “no entanto” (l.17) por conquanto manteria a relação estabelecida entre a última oração do segundo parágrafo e a que a antecede.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais e com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, relativos ao fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

A comunicação oficial hipotética em questão não atende à concisão, uma das qualidades essenciais da redação oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue os seguintes itens.

Na linha 22, a forma verbal “Foram feitas” concorda em gênero e número com o termo seguinte, “2.272 resenhas”, que é o sujeito da oração em que se insere.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais e com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, relativos ao fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

O vocativo adequado, na elaboração de expediente oficial dirigido ao emitente da comunicação em apreço, seria “Digníssimo Senhor”, seguido do nome do cargo correspondente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. A exposição de motivos e a mensagem diferem no que se refere à indicação do local e da data. Enquanto a exposição de motivos segue o padrão ofício em relação a esse aspecto, a mensagem não o segue, ao trazer a indicação do local e da data a 2 cm do final do seu texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. O uso da variedade padrão da língua na redação dos expedientes oficiais tem por base um padrão oficial de linguagem, isto é, uma forma de linguagem comum na escrita de documentos oficiais e que se caracteriza pela seleção de determinadas expressões linguísticas e pela utilização de estruturas sintáticas tradicionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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