Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes, relativos às idéias e estruturas do texto acima.
O segmento o aprendizado de novos idiomas (l.8) tem a função de objeto direto.
Os trechos abaixo compõem parte de um texto adaptado do editorial de Valor Econômico de 3/10/2007. Julgue-os quanto a aspectos gramaticais.
Os números apresentados pelo IBGE, no entanto, mostram a outra face da moeda, além do louvável fato de que o país, hoje, consegue manter no ensino fundamental 97,6% da população na faixa etária de 7 a 14 anos.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à grafia das palavras e à acentuação gráfica.
A operação, poucas vezes realizada no mundo devido à extrema complexidade, era inédita no país e foi concluida em 24 horas, o que confirma a capacitação da engenharia naval brasileira e a excelencia da PETROBRAS em tecnologia de águas profundas.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência aos aspectos semânticos e gramaticais do texto II, julgue os itens que se seguem.
Haveria erro de concordância nominal caso se substituísse a expressão nas áreas civil e criminal (l.7) por na área civil e na criminal.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um t e x to adaptado de Gilbe r to Te ixeira (Internet : spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.
Bons professores cumprem o conteúdo programático; professores fascinantes também os fazem, mas seu objetivo é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações; bons professores se satisfazem quando julgam ter ensinado, e professores fascinantes só ficam satisfeitos se seus alunos aprendem a aprender.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base nas idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O segmento É preciso (l.13) exerce a função de predicado.
Em relação às idéias e a aspectos morfossintáticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição de "foi instalada" (L.10-11) por instalou-se prejudica a correção gramatical do período.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à grafia das palavras e à acentuação gráfica.
O início das operações no Campo de Roncador está previsto para setembro deste ano. Na obra, iniciada em maio de 2004, utilizou-se processo inédito no país e foram gerados 2.500 empregos diretos e 10 mil indiretos.
Tomando por base a organização do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O emprego do sinal de crase em "à garantia" (L.3) e "à formulação" (L.4) indica que são dois os complementos de "ligados" (L.2).
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um t e x to adaptado de Gilbe r to Te ixeira (Internet : spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.
Os professores fascinantes ajudam os alunos a transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência. Bons professores usam a memória como armazém de informações; professores fascinantes usam a memória como suporte da criatividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...