Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando os trechos abaixo, que constituem um texto, assinale a opção gramaticalmente correta. A
Nas declarações de direitos, resultantes das revoluções americana e francesa, o sentido universal, está presente.
Os direitos do homem e do cidadão, proclamados nessa fase histórica, quer na América, quer na Europa, tinham, entretanto, um conteúdo bastante individualista, que consagrava a chamada democracia burguesa.
Apenas na Segunda etapa da Revolução Francesa, sob a ação de Robespierre e da força do pensamento de Rousseau, proclamam-se direitos sociais do homem: direitos relativos ao trabalho e à meios de existência, direito de proteção contra a indigência, direito à instrução.
Entretanto, a realização desses direitos cabia a sociedade e não ao Estado. Salvaguarda-se, assim, a idéia, então vigente, de que o Estado devia abster-se em face a tais problemas.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A partir da estrutura do texto, julgue os itens que se seguem.
No início do terceiro parágrafo, a expressão entre parênteses é um aposto.
A respeito do texto, julgue os itens que se seguem.
Às linhas 6 e 7, a expressão tolerância às violações em lugar de tolerância com as violações mantém a correção gramatical e as informações originais do período.As opções a seguir contêm trechos sucessivos de um texto. Assinale a opção que apresenta erro gramatical.
O progresso é uma indústria que, como na China, é explorada, em uma rápida absorção, pelos capitais estrangeiros e os poucos grupos financeiros nacionais que só cogita — como é natural — dos próprios interesses.
Nesses oásis, e revivendo o tempo das bandeiras, tudo se deve à iniciativa privada.
Foi o particular que desbravou a mata, que ergueu plantações, que estendeu pela terra virgem os trilhos dos caminhos de ferro, que fundou cidades, abriu fábricas, organizou companhias e importou o conforto da vida material.
O poder público, pacientemente, esperou os frutos da riqueza semeada.
Considerando a grafia e o sentido de "porque" e "por que", julgue os próximos itens.
Nas linhas 5 e 8, grafa-se um só vocábulo, dado que se trata de conjunção que expressa circunstância de causa.
A respeito do texto, julgue os itens que se seguem.
A inserção de entretanto, seguido de vírgula, antes de nas relações (l.4) explicita as relações semântico-sintáticas entre os dois períodos e mantém a correção gramatical do texto.
Prejudica-se a correção gramatical do texto e(ou) sua coerência, ao se eliminar
a contração "pelo" (L.2).
o pronome "eles" (L.3).
o adjetivo "determinado" (L.6).
o artigo "uma" (L.6).
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto ao texto, julgue os itens seguintes.
A expressão dimanam (l.5) está sendo empregada com o sentido de diferem, se opõem.Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 4, o emprego de preposição na expressão apenas em explicar justifica-se pela regência de preocupavam.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto ao texto, julgue os itens seguintes.
A palavra cerne (l.7) está sendo empregada em sentido figurado, com o significado de a parte essencial, o âmago.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...