Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Embora a substituição da forma indeterminada "pode-se" (L.14) por podemos respeite a organização e a argumentação textual, se o período sintático fizesse parte de um documento oficial, tal substituição não seria permitida em respeito aos padrões da norma culta em redação oficial.
A partir do entendimento do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos aos princípios da tipologia textual e à redação de correspondências oficiais.
O argumento de que Essa deve ser, realmente, a principal meta educacional brasileira para a próxima década, para que o país possa manter e ampliar espaços na economia mundial e, mais importante do que esse objetivo instrumental, melhorar o padrão e a qualidade de vida da nossa população (l.13-18) pode compor o texto da ata de uma reunião, desde que relacionado à fala de um dos participantes da sessão.
A respeito das idéias e das estruturas morfossintáticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A frase Todo homem solitário é uma girafa (l.7) tem sentido figurado.
Considerando o sentido e as estruturas morfossintáticas do texto, julgue os itens subseqüentes.
Deduz-se da leitura do primeiro parágrafo que o pronome demonstrativo presente na expressão essas bases (l.9) está relacionado a fatores circunstanciais anteriormente citados, como o desenvolvimento de capacidades específicas, voltadas para o mercado de trabalho, em função do desenvolvimento tecnológico.Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto I.
O emprego do pronome em "Volta-se" (l.1) indica um sujeito indeterminado, impessoal, de sentido geral, que textualmente pode corresponder à idéia de nós.
Os pronomes átonos em "querem-na" (l.2) e "fazê-la" (l.3) correspondem ao mesmo referente, "reforma política" (l.1), que também poderia ser expresso pelo pronome a, se estivesse em outro lugar na frase.
O sujeito de Confundem" (l.10) não precisa ser explicitado porque é o mesmo da oração imediatamente anterior.
Na linha 13, a retirada do vocábulo "da" imediatamente antes de promoção"alteraria as relações semânticas do texto, mas preservaria a coerência textual.
O advérbio "assim" (l.15) refere-se à idéia da "promoção da cidadania"l.13-14), viabilizada por dois fatores mencionados na oração anterior.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens seguintes.
Um documento oficial que incluísse, como uma de suas partes, os dados dos gráficos acima representados respeitaria tanto a coerência das informações quanto as normas de redação oficial desde que assim fosse redigido: De acordo com a pesquisa, o brasileiro caiu em contradição ao, 95%, declararem-se mais interessados em participar da vida comunitária, ao passo que menos de 5% tem o trabalho social como projeto de vida. Desses 78% consideram que o individualismo cresceu nos últimos anos.
Referentemente ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O texto não poderia constituir parte de um relatório oficial visto que, nele, são desrespeitadas as normas de redação oficial quanto ao emprego de aspas e de pontuação, especificamente no que se refere ao uso de travessão acompanhado de vírgula (l.9).
Ainda tendo como base o texto Nosotros, julgue os itens abaixo.
Há evidência material de que o autor, no jogo de palavras com que construiu o texto, deu preferência ao pronome tônico em detrimento do pronome átono.Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Os dois termos por que, que aparecem em por que me invade (l.22) e em por que já passei (l.23) são analisados, respectivamente, como: preposição por + pronome interrogativo que; preposição por + pronome relativo que.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Embora a substituição da forma indeterminada pode-se (l.14) por podemos respeite a organização e a argumentação textual, se o período sintático fizesse parte de um documento oficial, tal substituição não seria permitida em respeito aos padrões da norma culta em redação oficial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...