Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.

Embora a substituição da forma indeterminada "pode-se" (L.14) por podemos respeite a organização e a argumentação textual, se o período sintático fizesse parte de um documento oficial, tal substituição não seria permitida em respeito aos padrões da norma culta em redação oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do entendimento do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos aos princípios da tipologia textual e à redação de correspondências oficiais.

O argumento de que “Essa deve ser, realmente, a principal meta educacional brasileira para a próxima década, para que o país possa manter e ampliar espaços na economia mundial e, mais importante do que esse objetivo instrumental, melhorar o padrão e a qualidade de vida da nossa população” (l.13-18) pode compor o texto da ata de uma reunião, desde que relacionado à fala de um dos participantes da sessão.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A respeito das idéias e das estruturas morfossintáticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A frase “Todo homem solitário é uma girafa” (l.7) tem sentido figurado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o sentido e as estruturas morfossintáticas do texto, julgue os itens subseqüentes.

Deduz-se da leitura do primeiro parágrafo que o pronome demonstrativo presente na expressão “essas bases” (l.9) está relacionado a fatores circunstanciais anteriormente citados, como o desenvolvimento de capacidades específicas, voltadas para o mercado de trabalho, em função do desenvolvimento tecnológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto I.

  • A.

    O emprego do pronome em "Volta-se" (l.1) indica um sujeito indeterminado, impessoal, de sentido geral, que textualmente pode corresponder à idéia de nós.

  • B.

    Os pronomes átonos em "querem-na" (l.2) e "fazê-la" (l.3) correspondem ao mesmo referente, "reforma política" (l.1), que também poderia ser expresso pelo pronome a, se estivesse em outro lugar na frase.

  • C.

    O sujeito de Confundem" (l.10) não precisa ser explicitado porque é o mesmo da oração imediatamente anterior.

  • D.

    Na linha 13, a retirada do vocábulo "da" imediatamente antes de promoção"alteraria as relações semânticas do texto, mas preservaria a coerência textual.

  • E.

    O advérbio "assim" (l.15) refere-se à idéia da "promoção da cidadania"l.13-14), viabilizada por dois fatores mencionados na oração anterior.

 

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens seguintes.

Um documento oficial que incluísse, como uma de suas partes, os dados dos gráficos acima representados respeitaria tanto a coerência das informações quanto as normas de redação oficial desde que assim fosse redigido: De acordo com a pesquisa, o brasileiro caiu em contradição ao, 95%, declararem-se mais interessados em participar da vida comunitária, ao passo que menos de 5% tem o trabalho social como projeto de vida. Desses 78% consideram que o individualismo cresceu nos últimos anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Referentemente ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O texto não poderia constituir parte de um relatório oficial visto que, nele, são desrespeitadas as normas de redação oficial quanto ao emprego de aspas e de pontuação, especificamente no que se refere ao uso de travessão acompanhado de vírgula (l.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda tendo como base o texto Nosotros, julgue os itens abaixo.

Há evidência material de que o autor, no jogo de palavras com que construiu o texto, deu preferência ao pronome tônico em detrimento do pronome átono.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Os dois termos “por que”, que aparecem em “por que me invade” (l.22) e em “por que já passei” (l.23) são analisados, respectivamente, como: preposição por + pronome interrogativo que; preposição por + pronome relativo que.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.

Embora a substituição da forma indeterminada “pode-se” (l.14) por podemos respeite a organização e a argumentação textual, se o período sintático fizesse parte de um documento oficial, tal substituição não seria permitida em respeito aos padrões da norma culta em redação oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado
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