Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No que se refere às metodologias de tratamento e disseminação da informação, julgue os itens seguintes.

Na maioria dos casos, os resumos são apresentados como textos curtos que acompanham o documento principal. Entre os diversos tipos de resumos de documentos, citam-se: o resumo informativo, que explicita sumariamente o documento; o resumo indicativo, que descreve o documento de forma completa e apresenta as principais conclusões do autor; e o resumo crítico, que apresenta conclusões pessoais do autor do resumo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.

Subentende-se, da argumentação textual, o sujeito o produto para a locução verbal “não basta (...) ser” (l.14); por isso, a inserção desse sujeito imediatamente antes de “ser” manteria o texto coerente e gramaticalmente correto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

 

O emprego do sinal indicativo de crase em "à soma" (L.10) justifica-se pela regência da forma verbal "vivem" (L.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.

Ao contrário da maioria das máquinas, as conversas conseguem regular-se. Fazemos ajustes, simplificamos, repetimos e movimentamo-nos em diversos níveis de complexidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto I, julgue os itens a seguir.

Há, entre as informações do primeiro parágrafo e as idéias desenvolvidas no segundo, relação de adversidade, representada pela palavra “entretanto” (l.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.

Quando falamos com outra pessoa, reajustamos constantemente nossa linguagem com base nas dicas que recebemos do ouvinte. Ele parece impressionado ou excitado? Entendiado ou zangado?

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

São preservadas as relações lógicas e a correção gramatical do texto ao se substituir o ponto final imediatamente antes de "Mas" (L.8) por uma vírgula e fazer o necessário ajuste na letra inicial maiúscula desse vocábulo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência e considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue os itens que se seguem.

A oração “que justifique a intervenção das tropas globocolonizadas” (l.9-10) não está antecedida por vírgula porque expressa restrição.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A respeito do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na linha 15, a retirada do sinal indicativo de crase antes de “palavra escrita”, “retórica” e “gramática” indica que aí se mantém apenas o artigo definido e, para preservar a coerência, deve-se escrever apenas o antes de “direito formal” (l.16).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao emprego das palavras no texto I e aos princípios de sintaxe oracional, julgue os itens subseqüentes, referentes à frase “Não se pensa in vacuo.” (l.21-22).

Essa frase classifica-se como um período simples, uma vez que possui uma única oração, denominada absoluta.

  • C. Certo
  • E. Errado
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