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Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere às metodologias de tratamento e disseminação da informação, julgue os itens seguintes.
Na maioria dos casos, os resumos são apresentados como textos curtos que acompanham o documento principal. Entre os diversos tipos de resumos de documentos, citam-se: o resumo informativo, que explicita sumariamente o documento; o resumo indicativo, que descreve o documento de forma completa e apresenta as principais conclusões do autor; e o resumo crítico, que apresenta conclusões pessoais do autor do resumo.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.
Subentende-se, da argumentação textual, o sujeito o produto para a locução verbal não basta (...) ser (l.14); por isso, a inserção desse sujeito imediatamente antes de ser manteria o texto coerente e gramaticalmente correto.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O emprego do sinal indicativo de crase em "à soma" (L.10) justifica-se pela regência da forma verbal "vivem" (L.9).
Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.
Ao contrário da maioria das máquinas, as conversas conseguem regular-se. Fazemos ajustes, simplificamos, repetimos e movimentamo-nos em diversos níveis de complexidade.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao texto I, julgue os itens a seguir.
Há, entre as informações do primeiro parágrafo e as idéias desenvolvidas no segundo, relação de adversidade, representada pela palavra entretanto (l.9).
Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.
Quando falamos com outra pessoa, reajustamos constantemente nossa linguagem com base nas dicas que recebemos do ouvinte. Ele parece impressionado ou excitado? Entendiado ou zangado?
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
São preservadas as relações lógicas e a correção gramatical do texto ao se substituir o ponto final imediatamente antes de "Mas" (L.8) por uma vírgula e fazer o necessário ajuste na letra inicial maiúscula desse vocábulo.
Tendo o texto acima como referência e considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue os itens que se seguem.
A oração que justifique a intervenção das tropas globocolonizadas (l.9-10) não está antecedida por vírgula porque expressa restrição.
A respeito do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 15, a retirada do sinal indicativo de crase antes de palavra escrita, retórica e gramática indica que aí se mantém apenas o artigo definido e, para preservar a coerência, deve-se escrever apenas o antes de direito formal (l.16).
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao emprego das palavras no texto I e aos princípios de sintaxe oracional, julgue os itens subseqüentes, referentes à frase Não se pensa in vacuo. (l.21-22).
Essa frase classifica-se como um período simples, uma vez que possui uma única oração, denominada absoluta.
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