Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Por estar subentendida a conjunção que introduzindo a oração subordinada iniciada por "seis ganhadores" (L.7), sua inserção preservaria a correção sintática do período, além de tornar o texto mais claro e objetivo.
De acordo com a organização das idéias no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 13, preservam-se a coerência e a correção do texto ao se empregar periferias no singular, desde que às também seja substituída por à.
Julgue o emprego do sinal indicativo de crase nos fragmentos de texto presentes nos itens a seguir.
A uma redação escrita final se confiam às produções de ponta da ciência e da filosofia.
A partir da análise do emprego das classes de palavras e da sintaxe das orações e dos períodos do texto I, julgue os itens que se seguem.
Não há mudança de sentido se, na expressão "na tal escola da vida" (L.1), o vocábulo "tal" for posto imediatamente antes de "vida".
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue se os itens que se seguem estão de acordo com o texto acima.
Outra forma correta para a idéia expressa entre parênteses nas linhas 16 e 17 é a seguinte: se caso ela tem alguma.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando as idéias e estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.
O sujeito sintático de foi introduzida (l.32) é revolução científico-tecnológica (l.33-34).
Julgue a pontuação, a concordância e a regência dos fragmentos de texto contidos nos itens subseqüentes.
A cada leitor preocupado com a leitura do próximo, sobretudo leitores-professores, em montar sua própria biblioteca e antologia e contagiá-lo, por certo a prática de leitura dos alunos e de outras pessoas, terá um sentido mais vivo.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens subseqüentes.
O sentido da expressão "coisas que ninguém mais vê" (L.13-14) seria alterado se a palavra "mais" estivesse colocada depois da forma verbal "vê".
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com as idéias e a estrutura do texto, julgue os itens subseqüentes.
Com Isso é um exercício diário (l.32), o articulista está referindo-se às observações apresentadas no período anterior, Não adianta o líder gritar se não estiver envolvido, se não souber ler os sinais que o atleta envia (l.31-32), em que o termo o líder exerce a função sintática de sujeito do predicado constituído pela flexão do verbo gritar.
Julgue a pontuação, a concordância e a regência dos fragmentos de texto contidos nos itens subseqüentes.
A vida seria melhor, iluminada pela leitura solidária de histórias, é o questionamento que muitos se fazem?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...