Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

Por estar subentendida a conjunção que introduzindo a oração subordinada iniciada por "seis ganhadores" (L.7), sua inserção preservaria a correção sintática do período, além de tornar o texto mais claro e objetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

De acordo com a organização das idéias no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na linha 13, preservam-se a coerência e a correção do texto ao se empregar “periferias” no singular, desde que “às” também seja substituída por à.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue o emprego do sinal indicativo de crase nos fragmentos de texto presentes nos itens a seguir.

A uma redação escrita final se confiam às produções de ponta da ciência e da filosofia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da análise do emprego das classes de palavras e da sintaxe das orações e dos períodos do texto I, julgue os itens que se seguem.

Não há mudança de sentido se, na expressão "na tal escola da vida" (L.1), o vocábulo "tal" for posto imediatamente antes de "vida".

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue se os itens que se seguem estão de acordo com o texto acima.

Outra forma correta para a idéia expressa entre parênteses nas linhas 16 e 17 é a seguinte: se caso ela tem alguma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias e estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.

O sujeito sintático de “foi introduzida” (l.32) é “revolução científico-tecnológica” (l.33-34).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue a pontuação, a concordância e a regência dos fragmentos de texto contidos nos itens subseqüentes.

A cada leitor preocupado com a leitura do próximo, sobretudo leitores-professores, em montar sua própria biblioteca e antologia e contagiá-lo, por certo a prática de leitura dos alunos e de outras pessoas, terá um sentido mais vivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens subseqüentes.

O sentido da expressão "coisas que ninguém mais vê" (L.13-14) seria alterado se a palavra "mais" estivesse colocada depois da forma verbal "vê".

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as idéias e a estrutura do texto, julgue os itens subseqüentes.

Com “Isso é um exercício diário” (l.32), o articulista está referindo-se às observações apresentadas no período anterior, “Não adianta o líder gritar se não estiver envolvido, se não souber ler os sinais que o atleta envia” (l.31-32), em que o termo “o líder” exerce a função sintática de sujeito do predicado constituído pela flexão do verbo gritar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue a pontuação, a concordância e a regência dos fragmentos de texto contidos nos itens subseqüentes.

A vida seria melhor, iluminada pela leitura solidária de histórias, é o questionamento que muitos se fazem?

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...